No passado dia 1 de Outubro, entrou em funcionamento o Instituto de Solidariedade Social dos Milagres. Associação que vai lutar contra uma das grandes lacunas da freguesia dos Milagres: completa falta de apoio a muitas pessoas na chamada “Terceira Idade”.
Ao dispor dos idosos passou a estar um completo serviço de apoio domiciliário, levado a cabo pelo novo Instituto, ao abrigo do Projecto PAII – Programa de Apoio Integrado a Idosos.
Contudo, foi no passado sábado, dia 18 de Outubro, que o Instituto de Solidariedade, oficialmente, inaugurou os seus trabalhos em prol dos idosos dos Milagres.
Ao final da manhã, a Direcção e restantes Órgãos Sociais, juntamente com várias individualidades e instituições, congregaram-se no salão de festas do Grupo Recreativo de Milagres.
A primeira cerimónia foi de benção das viaturas adquiridas e do próprio Instituto, presidida pelo pároco dos Milagres, P. Jacinto Pereira Gonçalves.
Seguiu-se, depois, para a sessão solene de inauguração do Instituto e de boas vindas a todos os convidados. O vice-presidente do Instituto, Armando Cardoso, usou a palavra para saudar os presentes, não deixando de “lamentar a ausência dos parceiros do Programa PAII”, pois todos haviam sido convidados. Apresentou o projecto já a ser desenvolvido pelo Instituto como uma “mais valia” para a população idosa dos Milagres que tem agora ao seu alcance alimentação e higiene dignas.
As colaboradoras do Instituto serviram a refeição a todos os presentes que não se foram embora sem antes cantar “Os Parabéns” ao Instituto de Solidariedade Social dos Milagres.
No terreno, já vários idosos estão a beneficiar do Apoio Domiciliário, havendo novos pedidos a chegar a bom ritmo.
Pe. Jacinto Gonçalves