Paróquias de Portimão dão continuidade ao Ano Paulino
Neste sentido, as paróquias da cidade de Portimão em colaboração com a Sociedade Bíblica irão levar a cabo, de 29 de Junho até ao dia 5 de Julho, uma Semana Paulina com vista à promoção da fé cristã a partir do testemunho paulino. Trata-se de uma semana de reflexão e celebração que incidirá na vida e obra de São Paulo, com iniciativas variadas como sketches, painéis, debates, orações (com destaque para a Lectio Divina), que incluirá também uma exposição.
O programa de animação bíblica e cultural da iniciativa, que se subordina ao tema ‘Paulo de Tarso: cidadão do mundo, nosso contemporâneo', pretende "desafiar os participantes para a (re)descoberta de São Paulo e da literatura paulina, salientando as questões de identidade, formação e percurso e de missão; sensibilizar para a actualidade e relevância do curriculum de São Paulo para a vida no século XXI, suscitando o interesse em adoptá-lo como inspiração, referência e companhia espiritual; e convidar para uma reflexão pessoal e comunitária sobre os temas e problemáticas sociais na literatura Paulina, bem como o papel dos cristãos em identificar e denunciarem as várias formas de opressão que reinam na sociedade contemporânea".
Para cada dia serão propostas temáticas diferentes, sendo que as mesmas serão desenvolvidas em diversos espaços da cidade de Portimão, como uma escola ou o salão dos Bombeiros. As iniciativas, integradas nas designadas ‘Noites Culturais Paulinas', procurarão assim cativar diversos públicos alvo de Portimão e por ventura de outras zonas do Algarve que também queiram participar. Simultaneamente será ainda realizada uma exposição intitulada ‘Vozes de Silêncio' composta por sete expositores.
Recorde-se que a colaboração das paróquias de Portimão com a Sociedade Bíblica teve o seu início com a realização do evento ‘A Bíblia em Festa' que teve lugar naquela cidade no Verão do ano passado.
Programa - Noites Culturais Paulinas
Segunda-feira, 29 de Junho - Conhecendo o homem, Paulo de Tarso (Actos 9)
- Apresentação de um sketch ilustrativo da conversão de São Paulo
- Painel de reflexão sobre a identidade, carácter e profissão de S. Paulo
Dr. Timóteo Cavaco - Moderador
Pe. Carreira das Neves - Identidade, carácter e profissão
Pr. Dimas d'Almeida - A formação do Apóstolo da Palavra (vida religiosas, conversão e legitimidade do apostolado)
Terça-feira, 30 de Junho - O papel dos amigos na vida de São Paulo
- Lectio Divina dos textos propostos, enfatizando as relações de amizade, profissionais e de missão com Barnabé, Àquila e Priscila. A leitura dos textos deverá orientar os participantes para uma maior compreensão e aprofundamento da importância das amizades fortes e estimular o trabalho em equipa no nosso quotidiano e na nossa missão cristã.
Quarta-feira, 1 de Julho - Profissional e Cristão (I e II Cotíntios)
- Lectio Divina baseada nas epístolas aos coríntios sobre a profissão Paulina enquanto fazedor de tendas, deverá orientar os participantes para uma maior compreensão e aprofundamento do testemunho do Apóstolo como modelo de integração da fé perante a adversidade e competição que reina no contexto profissional da sociedade moderna.
Quinta-feira, 2 de Julho - A formação do "Apóstolo da Palavra" (Actos 17, 16-34)
- Apresentação de um sketch ilustrativo do discurso de São Paulo no Areópago.
- Painel de reflexão sobre a vida religiosa, a conversão e a legitimação do apostolado.
António Marujo - Moderador
Frei Fernando Ventura (capuchinho) - A unidade na diversidade (do ser corpo à globalização da fé)
Dra. Teresa Toldi - As preocupações sociais em Paulo (da pobreza à igualdade entre homem e mulher, escravo e senhor)
Sexta-feira, 3 de Julho
Pela noite dentro... Um serão itinerante de oração (Gálatas e Efésios)
- Começar no "Areópago": numa escola da cidade, jovens (catequistas, grupos de jovens das paróquias, finalistas do 12º ou recém-chegados ao ensino universitário) participam num debate sobre a actualidade (e novidade) da mensagem Paulina na agenda da sociedade contemporânea (Dr. Manuel Rainho)
- Passar pela "agora": (salão de bombeiros), os participantes tomam uma refeição juntos e consideram as semelhanças e as diferenças de Atenas do séc. I e a Europa do séc. XXI (Prof. Sr. Alfredo Teixeira ou Prof. Dr. Marinho Antunes)
- Concluir no "templo" esta jornada: Um sketch ilustrativo da pregação de S. Paulo numa madrugada - a identificação da vigília Paulina e o consolo que gerou - poderá servir como quebra-gelo e inspiração para o nosso serão de oração.
Leituras de trechos das cartas aos Gálatas e Efésios manifestam a preocupação e a denúncia de Paulo perante os mais desfavorecidos.
Vigília de oração por aqueles que sofrem em silêncio, identificando, denunciando e dando voz às novas formas de exclusão contemporânea no contexto da realidade local.
Testemunhos de solidariedade na luta contra: isolamento dos doentes terminais, emigrantes sem acolhimento, vítimas de desemprego, sem-abrigo, prostituição, outras formas de marginalidade...
Sábado, 4 de Julho - A grande corrida da vida (II Timóteo 4,7)
- Programa especial de final da catequese: o curriculum de S. Paulo
Domingo, 5 de Julho - "...o mais importante é o amor" (I Coríntios 13)
- Maratona de leitura pública da literatura paulina conjugada com participações musicais inspiradas nos textos e hinos de S. Paulo
Exposição: Vozes de Silêncio (7 expositores)
- 7 pedaços de silêncio
- Vozes que romperam o silêncio
Madre Teresa de Calcutá - A voz dos Pobres
William Wilberforce - A voz dos Escravos
Martin Luther King - A voz dos Negros
- Textos em que S. Paulo denuncia as suas preocupações sociais
- Dignidade humana "Não há judeu nem grego" (Gálatas 3,25-29)
- Competição destrutiva "Quem é Paulo e quem é Apolo?" (I Coríntios 3,5)
- Mordomia da Criação "Toda a criatura geme e aguarda..." (Romanos 8,22)
Diocese do Algarve Ano Paulino