Pastoral Juvenil arranca com novas actividades
Formação de animadores é a grande aposta
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil apresentou a planificação do Ano Pastoral 2011-2012. Além de várias actividades destaca-se um seminário de formação para animadores bem como todas a informação sobre as Jornadas Mundiais da Juventude de Madrid.
Depois da primeira reunião o departamento torna disponível a planificação deste ano pastoral, tendo em agenda «uma acção que corresponde a um desejo e pedido bastante antigo dos animadores», como se lê em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Tomou o nome de Seminário de Formação para Responsáveis de Secretariados, Movimentos e Congregações com acção na Pastoral Juvenil e terá lugar no mês de Agosto de 2012, numa semana intensiva de formação.
Esta planificação de actividades 2011-2012, já disponível para download no site do departamento, é lançada na reunião dos secretariados diocesanos no próximo mês de Outubro, em Fátima. Ainda da agenda deste encontro constam «preparativos para o VIII Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem, informações sobre as Jornadas Mundiais da Juventude e a avaliação da visita da Cruz das JMJ a Portugal.»
O DNPJ pretende iniciar um processo de reflexão intitulado Considerações para um bom exercício da Pastoral Juvenil em Portugal, que reúna as sugestões dos actuais e antigos responsáveis diocesanos de pastoral juvenil e que constitua como um «Guia de boas práticas» para as dioceses e seus responsáveis e, eventualmente, como contributo de todos os Secretariados Diocesanos e Departamento Nacional a apresentar aos bispos portugueses através da Comissão Episcopal do Laicado e Família.
O próximo encontro para a juventude ao nível nacional está marcado para o dia 6 de Novembro, no XII Fórum Ecuménico Jovem, a realizar em Viseu e com todas as informações em http://www.ecumenismojovem.org.
Pastoral Juvenil