“Para uma Europa socialmente alargada, uma Segurança Social para todos. Palavras e acções da sociedade civil e das Igrejas cristãs” é o tema que dá o mote para o Seminário Europeu do GEPO – Grupo Europeu de Pastoral Operária, a ter lugar em Madrid de 1 a 5 de Dezembro.
Em cima da mesa estará a forma como está organizada a Segurança Social em cada país, os problemas que se apresentam para os trabalhadores e as diversas manifestações da sociedade civil e das Igrejas cristãs a respeito destes problemas.
A Pastoral Operária de Portugal estará presente através da Coordenadora Nacional, Ana Maria Santos. Em declarações à Agência ECCLESIA, a responsável refere que no nosso país “não é animadora, tendo em conta as perspectivas”.
A Comissão Nacional da Pastoral Operária esteve reunida no passado sábado para ultimar a posição a apresentar em Madrid. O último conselho nacional do organismo, decorrido entre 25 e 26 de Setembro, pediu uma maior defesa dos direitos dos trabalhadores e criticou o “clima de medo e de instabilidade que se vive dentro das próprias empresas”.