Nacional

Pastoral Social: Bispo do Funchal apela a um «compromisso» geral e a um «testemunho» efetivo

Agência Ecclesia
...

Funchal, Madeira, 10 mar 2014 (Ecclesia) - O bispo do Funchal presidiu este domingo ao Dia Diocesano das Conferências de São Vicente de Paulo e destacou a necessidade de reforçar a pastoral social enquanto “compromisso de todos”.

De acordo com o Jornal da Madeira, D. António Carrilho exortou os agentes sociocaritativos a um “testemunho” efetivo, no meio das comunidades, e a rejeitarem a “simples caridadezinha” ou o “assistencialismo”.

Agradecendo o esforço que as conferências vicentinas desenvolvem na região, o bispo madeirense recordou a mensagem do Papa para a Quaresma, onde Francisco alerta para as situações de “pobreza material, moral e espiritual” que marcam a sociedade.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, inspirada no santo francês com o mesmo nome que viveu entre 1581 e 1660, foi fundada em Paris no ano de 1833 por um grupo de estudantes liderados pelo Beato Frédéric Ozanam, tendo chegado a Portugal em 1859, quando foi criada a primeira Conferência, em Lisboa.

O organismo está presente há mais de um século no Arquipélago da Madeira, onde atualmente é representado por cerca de 40 conferências.

JM/JCP



Diocese do Funchal Vicentinos