Em carta datada de 15 de Dezembro passado, o Cardeal-Patriarca de Lisboa convida os sacerdotes e comunidades cristãs do Patriarcado a integrarem a Peregrinação Nacional a Fátima, em 25 de Janeiro próximo, celebrativa do Ano Paulino que se iniciou em Junho de 2008 e se encerra em Junho de 2009.
Ao referir que no Domingo, 25 de Janeiro, a Liturgia celebra a "Conversão de São Paulo", o Cardeal Patriarca anuncia para esse mesmo dia a "Peregrinação Paulina" da diocese a Fátima, em união com as Igrejas de Portugal, como o momento alto do Ano Paulino.
Evocando o relato bíblico da conversão de S. Paulo na Estrada de Damasco, D. José Policarpo diz ter sido esse acontecimento um momento da revelação do próprio Cristo; a aceitação de uma missão que se estende à evangelização dos pagãos e o nosso encontro com o Ressuscitado, fundamento da fé cristã.
Finalmente, o Cardeal Patriarca exorta os seus diocesanos a fazerem-se peregrinos com São Paulo, ao encontro de Cristo e de Nossa Senhora, até ao Santuário de Fátima:
"Convido, de modo particular, todos aqueles e aquelas que, durante este ano, estão a caminhar com São Paulo; mas também todos os outros que, como ele, podem começar essa caminhada no dia da sua conversão".
A Peregrinação Paulina a Fátima terá o ritmo normal das celebrações do Santuário. No dia 25 à tarde, haverá, na Igreja da Santíssima Trindade, uma evocação cultural do Apóstolo Paulo. A peregrinação será presidida pelo Bispo da Igreja de Damasco, aquela que acolheu Paulo depois do seu encontro com Jesus Cristo.
Texto da carta na íntegra em www.patriarcado-lisboa.pt/destaque/Carta%20Comunidades%20Ano%20Paulino08.doc