Comunicado do Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa
O Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa, constituído por cerca de cinquenta padres da diocese, esteve reunido durante o dia de hoje no Seminário Maior dos Olivais, sob a presidência de D. José da Cruz Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa.
Mandatados para colaborar com o seu Bispo em tudo quanto respeita à missão e aos problemas dos sacerdotes da diocese, os membros do Conselho Presbiteral, nesta sua reunião ordinária, debruçaram-se sobre dois acontecimentos que têm particular incidência na vida do clero.
Por um lado, o Sínodo de 2005, realizado há cerca dum mês em Roma, cujo tema foi “A Eucaristia: fonte e ápice da vida e da missão da Igreja”. Introduziu a reflexão dos Bispos e sacerdotes presentes no Conselho, D. António Marto, Bispo de Viseu, um dos dois representantes da Conferência Episcopal Portuguesa no referido Sínodo.
Da informação prestada pelo Bispo de Viseu e do debate que se lhe seguiu, sublinhou-se, à guisa de conclusão, que, relativamente à vida eucarística, o Sínodo reafirmou a doutrina do Concílio Vaticano II e subsequente reforma litúrgica, e permitiu aprofundar o dom da Eucaristia à Igreja e ao mundo, traduzido no próprio título da Mensagem final do Sínodo: “A Eucaristia, Pão Vivo de Paz para o mundo”.
O outro acontecimento foi o Congresso Internacional para a Nova Evangelização, recentemente ocorrido na cidade de Lisboa.
O Padre Nuno Brás da Silva Martins, Reitor do Seminário dos Olivais, introduziu o assunto, fazendo a análise do Congresso nas suas múltiplas valências: conteúdo, mensagem, programa e eventos de maior projecção mediática, sublinhando o alto nível espiritual que atravessou todo o Congresso, com particular referência à Procissão da Luz em honra de Nossa Senhora de Fátima.
As intervenções que se seguiram, além de enriquecer o Conselho com um variado número de informações sobre a vivência do Congresso, foram unânimes em insistir na importância de assegurar a continuação do mesmo, integrando os seus resultados na dinâmica da vida presbiteral e pastoral do Patriarcado de Lisboa.
A encerrar os trabalhos do Conselho Presbiteral, D. José da Cruz Policarpo agradeceu a quantos contribuíram para a efectivação do Congresso, fez-se eco do muito apreço que este encontrou em muitas pessoas, mesmo para além das fronteiras do Patriarcado, e anunciou que em breve informará a Diocese sobre o “post-Congresso” e seu suporte orgânico-pastoral, prevendo que o mesmo possa abrir horizontes para a eventual convocação dum Sínodo Diocesano.
Lisboa, 29 de Novembro de 2005