Nacional

Patriarca dirige mensagem na Internet à Igreja de Lisboa

Agência Ecclesia
...

D. José Policarpo sublinha que Cristo trouxe com o seu nascimento «o humano no divino e o divino no humano»

O Sítio do Seminário dos Olivais publicou uma mensagem vídeo do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, dirigida neste Natal ao Seminário e à diocese de Lisboa. “Natal é o nascimento de uma criança nova, como se o mundo começasse de novo, porque aquele menino que nasceu em Belém é nada mais, nada menos do que o Filho de Deus, num homem, homem verdadeiro e esse é o grande mistério”, indica, frisando que entre Deus e o ser humano há “fundamentalmente uma identidade, um parentesco”. A mensagem, que pode ser vista em www.seminariodosolivais.org/video/player.html, tem a duração de cinco minutos e está incluída num pequeno vídeo produzido pela equipa responsável pelo sítio internet do Seminário Maior de Cristo Rei. D. José Policarpo sublinha que Cristo “trouxe à nossa vida de cristãos o humano no divino e o divino no humano”. “Natal é uma festa culturalmente muito marcada pela tradição medieval do presépio e do Menino Jesus”, admite o Patriarca de Lisboa, que recorda que “liturgicamente e na nossa fé, Natal celebra o mistério central da nossa existência cristã e que vai depois aprofundar-se nas outras celebrações que fazemos no ano litúrgico”. “O Natal diz que o nosso mistério de homens, a nossa vida, se queremos caminhar para uma autenticidade, para uma plenitude de vida, essa promessa está contida neste homem que tem a força do divino, que é Deus-connosco”, acrescentou. Aproveitando as novas tecnologias hoje disponibilizadas pela Internet, no passado mês de Setembro a página electrónica do Seminário dos Olivais deu início à publicação de pequenos vídeos, de produção própria e outros de diversas agências, com o objectivo de partilhar e dar a conhecer um pouco da vida da Igreja e do Seminário, gerando maior aproximação e ligação junto das comunidades. Redacção/Nuno Rosário Fernandes


Natal