Património: Museu diocesano de Santarém ganha prémio «Europa Nostra»
AtribuÃdo, hoje, pela Comissão Europeia
Bruxelas/Haia, 7 abr 2016 (Ecclesia) – O Museu diocesano de Santarém e a reabilitação da catedral daquela cidade foram um dos vencedores do prémio «Europa Nostra 2016»
O anúncio foi feito esta quinta-feira e os 28 vencedores de 16 países foram distinguidos pelos “contributos exemplares” em quatro categorias: conservação, investigação, serviço dedicado ao património, e educação, formação e sensibilização, anuncia um comunicado de imprensa.
O prémio «Europa Nostra 2016» é atribuído pela União Europeia para o património cultural.
A catedral de Santarém foi submetida a um “significativo e abrangente” projeto de conservação entre 2012 e 2014, que incluiu o restauro de património arquitetónico, móvel e integrado de vários elementos artísticos do interior e fachada, bem como a reabilitação de áreas destinadas ao Museu, que acolhe uma coleção de arte religiosa.
“A grande qualidade desta complexa conservação, quer da arte quer da arquitetura, é uma realização impressionante, especialmente quando consideramos o volume de trabalho desenvolvido”, disse o júri, peritos independentes que analisaram um total de 187 candidaturas.
A igreja, originalmente construída entre meados do século XVII e princípios do século XVIII, tornou-se o ponto nevrálgico no projeto de Santarém, enfatizado pela equipa da reabilitação através da disponibilização pública de uma coleção de arte religiosa.
A reabilitação foi implementada em várias etapas, permitindo concentrar todos os esforços na realização de cada uma delas.
O júri destacou “o compromisso na aplicação de técnicas tradicionais em todas a áreas de intervenção, assegurando um restauro fiel quer ao nível da arquitetura quer na coleção de arte religiosa”.
O trabalho no conjunto “escultórico e pictórico da catedral é particularmente notável”, lê-se.
Este trabalho “ambicioso é um excelente modelo” para a ampla rede de catedrais em Portugal”, afirmou o júri.
LFS
Diocese de Santarém