Sob o tema “Ir ao coração da fé. Permanecei firmes e sólidos na fé”, a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 78ª peregrinação ao Santuário de Fátima, no próximo dia 29 de Março. Do programa, inserido no espírito do ano Paulino e do centenário do nascimento do beato Francisco Marto, consta:
8-9.00 h. – Confissões na Capela da Reconciliação, da Igreja da Santíssima Trindade
9.00 h. – Concentração na Igreja da Santíssima Trindade e momento de interiorização com palavras de São Paulo.
9.30 h. – Caminhada para a Capelinha e saudação a Nossa Senhora.
10.15 h. – Oração do Rosário.
11.00 h. - Celebração da Eucaristia no altar do recinto e bênção dos doentes.
14.30 h. – Evocação-homenagem ao Cónego Carlos da Silva, no Centro Pastoral Paulo VI.
Tendo em conta o falecimento do Cónego Carlos da Silva, no passado dia 16 de Fevereiro, a Diocese vai evocar a sua vida e obra musical, com testemunhos e execução de algumas das suas criações musicais.
Esta caminhada espiritual anual dos católicos da diocese até Fátima dá continuidade a uma iniciativa que já vem desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora. Este acto, que reúne cristãos leigos, religiosos e sacerdotes com o seu bispo, no "altar do mundo", é uma das expressões mais significativas da Igreja Diocesana.
Como nos anos anteriores, estão a ser elaborados um cartaz e um guião para que os peregrinos possam participar melhor nos diversos momentos da peregrinação. Serão distribuídos oportunamente. O guião inclui o anúncio solene a fazer nas comunidades cristãs, uma oração para o início da caminhada, uma via-sacra, meditações para a oração do rosário, orientações para a celebração da reconciliação, orações e cânticos.
Os jovens e os escuteiros têm momentos especialmente orientados para eles, no Sábado, dia 28, orientados, respectivamente, pelo Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil e pela Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas. No Domingo, integram-se na peregrinação geral com os outros fiéis, vivendo uma experiência da família eclesial diocesana.
P. Jorge Manuel Faria Guarda, Vigário Geral