Peregrinação Nacional das Crianças
Tema: Pelo pai e pela mãe, dêmos graças ao Senhor
Programa:
Dia 09 - Quarta-feira
21h30 - Celebração da noite
Dia 10 - Quinta-feira
8h30 - Oferta de Flores a Nossa Senhora
9h30 - Encenação, no Centro Pastoral Paulo VI
10h00 - Rosário, na Capelinha
11h30 - Missa, no Recinto
15h00 - Encenação, no Centro Pastoral Paulo VI, para as crianças que não participaram de manhã
16h00 - Procissão Eucarística, no Recinto
Peregrinação das Crianças - 2004
Algumas notas de informação, divulgadas pela Organização da Peregrinação das Crianças:
“Apesar do dia 10 de Junho, este ano, coincidir com um dia litúrgico muito importante, o “Dia do Corpo de Deus”, a Peregrinação das Crianças escolheu para tema o 4° Mandamento da Lei de Deus que nos manda honrar pai e mãe (e outros legítimos superiores):“Pelo pai e pela mãe, demos graças ao Senhor”, foi o slogan escolhido. Este slogan já nos sugere que a grande Acção de Graças ao Pai, que é a Eucaristia para nós, também irá estar presente nos actos da peregrinação, até porque estamos em Fátima, lugar de forte presença eucarística.
O tratamento do tema” honrar pai e mãe”, nos dias que correm, é assunto delicado, mas muito pertinente. Com ele, a Peregrinação das crianças pretende ajudar a:
- descobrir os pais como dádiva de Deus;
- perceber quanto os pais são importantes na nossa vida;
- despertar para uma atitude de gratidão pelos pais que se tem.
Neste sentido, devemos sensibilizar as crianças a ter com os pais uma relação de respeito e apreço.
Uma das formas de as ajudar, é estimulá-las a apresentar os seus pais a Jesus, ou seja, a rezarem por eles. Nesse sentido, a organização da Peregrinação das Crianças enviou para as paróquias (e fornece a quem lha pedir), uma folha própria, convidando as crianças a fazerem nessa folha uma oração pelos seus pais ou pelo pai e / ou mãe.
Uma oração, por exemplo, dando graças a Deus pelos pais que têm, pedindo para eles alguma graça, dizer quanto são felizes com os seus pais, manifestar aos pais a sua gratidão, etc... Feita a oração, as crianças são convidadas a enfeitarem a folha a seu gosto.
Essas folhas com a oração, serão trazidas a Fátima, na Peregrinação, ou enviadas por quem venha. É pedido que dentro dos autocarros que tragam crianças a Fátima, se faça a recolha destas folhas, por um responsável do grupo, a fim de serem entregues todas juntas à entrada do Recinto do Santuário. Essas orações serão devidamente valorizadas num momento da Celebração Eucarística.
É importante que ajudemos as crianças a preparar-se para virem a Fátima. O respeito, a ordem, o silêncio, a atenção... e um pouco de sentido da aceitação do sacrifício que os actos em Fátima sempre comportam, são aspectos que as crianças devem estar dispostas a assumir. E somos nós, pais e educadores, que temos que os ajudar a isso!
E o dia 10 de Junho, dia da Peregrinação das Crianças e Dia do Corpo de Deus, será mais um grande dia em Fátima, esta terra de carisma especial!”