Crianças de Portugal convidadas a rezarem e a serem solidárias
A Peregrinação das Crianças a Fátima – dias 9 e 10 de Junho de 2007 – integra-se nas actividades celebrativas dos 90 anos das Aparições de Nossa Senhora.
Com o propósito de incentivar a participação e a preparação das crianças nesta Peregrinação nacional, a Comissão Organizadora enviou recentemente uma carta aos párocos e aos catequistas do país, sensibilizando-os para a iniciativa.
“Para celebrarmos condignamente este acontecimento (das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, em 1917), como prenda a Nossa Senhora, por ter aceite ser a Mensageira de Deus, que, por meio dela, nos mostra o seu Amor Misericordioso chamando-nos à conversão e à mudança de vida, a Comissão Organizadora convida todas as crianças de Portugal, de modo particular as que podem participar na Peregrinação, a viver, mais intensamente no mês de Maio, segundo os pedidos e intenções de Nossa Senhora e, tal como os Pastorinhos, a encher o seu coração de amor e solidariedade pelos destinatários dessas mesmas intenções”, escreveu o Padre José Baptista, membro da referida Comissão e capelão do Santuário de Fátima, na carta endereçada aos párocos e aos catequistas.
Na carta, a Comissão da Peregrinação das Crianças resume os pedidos e as intenções de Nossa Senhora, segundo as Memórias da Ir. Lúcia, e convida os mais pequenos a prepararem-se, e a participarem na Peregrinação.
As crianças são convidadas a Rezarem diariamente o terço (rosário) ou parte dele, sobretudo no mês de Maio, e, se possível em grupo, pelas intenções apresentadas por Nossa Senhora aos três pequenos pastores; e a Fazerem uma "conta" em cartolina, cartão canelado ou outro material..., por cada vez que a criança ou o grupo de crianças rezar pelas intenções de Nossa Senhora, e construir assim um "rosário", que trarão à Peregrinação, como símbolo da oração feita.
Para além do convite à oração, os meninos e as meninas de Portugal são também convidados a Juntarem tinteiros de impressora já gastos e radiografias fora de uso para, com eles, preparar uma oferta, como gesto de partilha com crianças mais pobres de outros países.
A Comissão da Peregrinação recebe, até finais de Abril, as intenções pelas quais as crianças ou os seus grupos de catequese gostariam de rezar na Peregrinação. Com elas se fará a Oração dos Fiéis na missa do dia 10 de Junho. Estas intenções deverão ser enviadas para: Peregrinação das Crianças, Santuário de Fátima, 2496-908 FÁTIMA
“Tal como propomos às crianças oração, durante o mês de Maio, segundo os pedidos e intenções de Nossa Senhora, assim também queremos em Junho, durante a Peregrinação das Crianças, rezar pelas suas intenções” afirma o Padre Baptista, na carta, onde acrescenta “Estamos convencidos de que, com a proposta que apresentamos, estamos a promover a educação das crianças no sentido não só da oração, mas também da solidariedade com os grandes problemas dos homens com os quais Nossa Senhora também se solidarizou, vindo com a sua solicitude maternal pedir a nossa colaboração. Saibamos corresponder e ela nos retribuirá”.
Recorde-se que, a 9 e 10 de Junho de 2006, milhares de meninos e meninas celebraram no Santuário de Fátima o 90.º aniversário das aparições do Anjo, ocorridas durante o ano de 1916.
O lema que congregou o numeroso grupo de crianças – cerca de trinta mil –, oriundo de todas as dioceses do país, incluindo dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, foi “Não temais, sou o Anjo da Paz”, expressão usada pelo Anjo na primeira aparição aos Três Pastorinhos de Fátima.
No total, participaram na Eucaristia principal da Peregrinação Nacional das Crianças a Fatima 2006 mais de cem mil peregrinos.