Sejam tomadas “posições de denúncia das injustiças que atormentam o mundo do trabalho e se aja face à precariedade, desemprego, segurança social, leis laborais, imigração, despertando os trabalhadores para a importância da sua participação activa. – pede a LOC-MTC (Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos) da diocese de Braga, que apresenta, no próximo domingo, durante a Assembleia Diocesana, o Projecto de Plano de Acção 2004/2005 (PPA).
Para além disso, pretende-se organizar encontros de reflexão abertos a todos os interessados e sensibilizar os trabalhadores para a formação profissional criando-lhes o gosto pela leitura e pelo conhecimento sobre a sua profissão. Essas acções visam uma actualização maior nas várias vertentes da vida. O objectivo passa, igualmente, por sensibilizar os trabalhadores para um melhor conhecimento do Código de Trabalho já em vigor. Por isso, o PPA propõe a criação de parcerias com outras organizações (por exemplo, a JOC e sindicatos) no sentido de analisar o desemprego e novas perspectivas de mercado.
Criar Comissões de Utentes nos Centros de Saúde para ajudar a melhorar os serviços e sensibilizar os idosos para o aproveitamento das valências dos Centros Sociais existentes nas paróquias, são as restantes linhas de acção externas que estarão “em cima da mesa” na assembleia diocesana.
Como propostas de acção dirigidas ao interior do movimento, o documento propõe que as equipas de base sejam espaços de interpelação e exigência na mudança pessoal, para além de reflexão e celebração da Fé.