Porto: Diocese celebra ordenação de diáconos e padres
D. António Francisco dos Santos saúda «reavivar» de vocações sacerdotais
Porto, 10 jul 2016 (Ecclesia) - A Diocese do Porto celebra hoje a ordenação de cinco presbíteros e de quatro diáconos, numa cerimónia marcada para a Sé diocesana, às 16 horas.
Para o bispo do Porto, a celebração é um sinal do “reavivar” de vocações sacerdotais e religiosas na diocese.
“Felizmente, nestes tempos mais recentes, temos sentido reavivar a esperança de novas vocações para o ministério ordenado e para a vida consagrada, religiosa e missionária neste terreno vocacionalmente fecundo que é a Diocese do Porto”, escreve D. António Francisco dos Santos, em nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA.
O prelado refere que todos os anos têm surgido novas vocações “jovens e adultas” e “novos sacerdotes”.
“E, querendo Deus, a partir do próximo ano serão ordenados os primeiros alunos provenientes do Seminário Redemptoris Mater”, acrescentou.
D. António Francisco dos Santos convida as paróquias, comunidades religiosas, serviços diocesanos e movimentos apostólicos a “intensificar a oração e a gratidão e a continuarem a acolher com alegria todos quantos Deus chama”.
Dos cinco futuros padres, quatro são oriundos da Diocese do Porto e um da Congregação dos Dehonianos: Diogo José de Oliveira Barbosa Pereira, de Valongo; Filipe Gonçalo da Silva Azevedo, de Fajozes, Vila do Conde; Júlio Dinis Osório de Castro Taveira Lobo, de Espinho; Vítor Emanuel Dionísio Ramos, de Vilar do Pinheiro, Vila do Conde; e o diácono Antonino de Sousa, natural de Carvalhosa, Paços de Ferreira, que pertence à Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).
O bispo do Porto assinala que os novos diáconos e os novos presbíteros “lembrar-se-ão sempre que foram ordenados no Ano da Misericórdia”.
“Devemos este dom e agradecemos esta bênção a Deus que continua a acordar no coração humano uma imensa generosidade para acolher o seu chamamento e para viver a alegria da missão que a cada um confia”, prossegue.
A nota pastoral conclui-se com uma evocação dos jubileus sacerdotais de 25 anos de ordenação presbiteral, que se vão assinalar a 14 de julho, na Sé do Porto, e dos 50 anos de ordenação presbiteral de D. António Maria Bessa Taipa, bispo auxiliar, e do padre Agostinho Jardim Moreira, igualmente na Catedral portuense, a 15 de agosto, pelas 11h00.
OC
Diocese do Porto









