Nacional

Porto: Câmara decreta três dias de luto municipal pela morte de D. António Francisco dos Santos

Agência Ecclesia
...

Porto, 11 set 2017 (Ecclesia) - A Câmara do Porto decretou hoje três dias de luto municipal pela morte de D. António Francisco dos Santos, bispo da diocese, que faleceu esta manhã aos 69 anos, na Casa Episcopal.

O presidente do município, Rui Moreira, evoca o falecido bispo como “um homem da tolerância”, em comunicado divulgado pelo gabinete de comunicação da autarquia revela que o presidente da Câmara decretou três dias de luto, a partir de hoje, devido ao falecimento do bispo do Porto, vítima de ataque cardíaco.

“A notícia da morte do bispo do Porto é uma enorme tristeza e uma perda terrível para toda a cidade e toda a enorme Diocese. A cidade merecia ter um Bispo como o senhor D. António Francisco. Ele esteve cá muito pouco tempo, mas deixa uma obra notável”, observa.

O autarca elogia a “dimensão humana, religiosa e filosófica” do falecido bispo do Porto, que recorda como “uma pessoa jovem e jovial, que tinha com as pessoas uma relação de enorme afetividade”.

A nota deixa uma particular referência ao “trabalho extraordinário junto dos mais necessitados”.

“Vai-nos fazer muita falta, para nós que olhamos para a cidade com tanta atenção e valorizamos tanto o papel da Igreja Católica. Temos a certeza de que a Igreja Católica continuará a ter este grande empenho pela solidariedade na cidade, mas é uma enorme perda”, realça Rui Moreira.

Várias candidaturas à Câmara Municipal do Porto anunciaram, entretanto, a suspensão da campanha eleitoral.

Também o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, decidiu decretar três dias de luto municipal pela morte do bispo do Porto, referindo-se a D. António Francisco dos Santos como "homem do povo".

A Câmara de Aveiro, onde o falecido bispo passou quase oito anos, decretou esta terça-feira como "Dia de Luto Municipal", lamentando a "perda de um Homem Notável e Bom".

A igreja e Torre dos Clérigos encerraram ao público esta manhã, por decisão da Irmandade, como como forma de "homenagem" ao seu presidente honorário.

D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.

Foi ainda bispo de Aveiro e auxiliar de Braga, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego.

O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, ocupava o cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e de vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

OC



Diocese do Porto D. António Francisco dos Santos (1948-2017)