Nacional

Porto: D. António Bessa Taipa assume funções de administrador diocesano

Agência Ecclesia
...
Foto: Diocese do Porto
Foto: Diocese do Porto

Responsável sublinha natureza «breve» deste encargo

Porto, 11 set 2017 (Ecclesia) - D. António Bessa Taipa, bispo auxiliar do Porto, vai assumir funções de administrador diocesano, após a morte de D. António Francisco dos Santos.

A decisão foi tomada hoje pelo Colégio de Consultores da Diocese do Porto, tendo em vista o governo interino desta Igreja local, até à nomeação de um novo bispo por parte do Papa.

Em declarações aos jornalistas, o prelado fala numa nova "responsabilidade" que tem uma natureza "breve".

"O meu governo será um governo de gestão", observa, sublinhando que não há "prazos" para a nomeação de um novo bispo do Porto.

D. António Taipa, de 74 anos, é bispo auxiliar do Porto desde 18 de abril de 1999.

D. António Francisco dos Santos faleceu hoje aos 69 anos, na Casa Episcopal da Diocese do Porto, que anunciou a morte, em comunicado oficial.

O corpo do bispo do Porto está em câmara ardente a partir das 17h00 de hoje e as exéquias solenes celebram-se no dia 13 de setembro, às 15h00, na Catedral do Porto.

O administrador diocesano convida os fiéis do Porto a viver este momento "abraçados pela fé" que os anima. 

A Diocese do Porto tem ainda com bispos auxiliares D. Pio Alves de Sousa e D. António Augusto Azevedo.

D. António Maria Bessa Taipa é natural de Freamunde, Concelho de Paços de Ferreira (Diocese do Porto), onde nasceu a 11 de novembro de 1942; foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1966.

Licenciado em Teologia Dogmática e em Sagrada Escritura, com estudos feitos em Roma, o bispo auxiliar tem dedicado a maior parte da sua vida à Diocese do Porto, primeiro como prefeito e professor do Seminário Maior e do Instituto de Ciências Humanas e Teológicas.

Depois como docente da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, reitor do Seminário Maior do Porto e vigário-geral da diocese, entre outros cargos.

Em 1999, foi nomeado por São João Paulo II como bispo auxiliar da Diocese do Porto, missão que tem desempenhado até hoje.

PR/OC
Notícia atualizada às 20h57



Diocese do Porto