Nacional

Porto: D. António Francisco dos Santos faz as primeiras nomeações pastorais

Agência Ecclesia
...
Diocese do Porto
Diocese do Porto

Bispo pede «permanente consciência de disponibilidade» aos sacerdotes

Porto, 30 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, fez as primeiras nomeações na diocese e pediu aos sacerdotes “uma permanente consciência de disponibilidade, de generosidade e de comunhão” para que os “dons de Deus” sejam valorizados.

“Cada batizado é sempre membro da comunidade eclesial mais alargada, que se vive e realiza na Igreja particular, que é a Diocese. É neste contexto pastoral e com este sentido mobilizador de toda a Diocese que procedo às nomeações”, revela D. António Francisco dos Santos num  comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O bispo do Porto reconhece “o trabalho” que solicita e a “exigência da missão” que confia aos seus padres nas nomeações para o novo ano pastoral de 2014/2015.

“O serviço do Povo de Deus exige de todos nós uma permanente consciência de disponibilidade, de generosidade e de comunhão, para que unidos valorizemos os dons de Deus na diversidade de ministérios”, desenvolve o prelado.

Em “espírito de comunhão para a missão a que Deus chama para servir a Igreja do Porto”, o bispo fez nomeações para a pastoral paroquial, para os colégios diocesanos, para o Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição do Porto, para os secretariados diocesanos e ainda para a Revista Igreja Portucalense e enviou um sacerdote para Moçambique “em missão com os Missionários Combonianos”.

O responsável recorda ainda que os três novos sacerdotes, recentemente ordenados naquela que foi a sua primeira ordenação sacertdotal na Diocese do Porto, são agora nomeados para os seus “primeiros múnus pastorais” e representam uma “bênção de Deus” que a Igreja diocesana deve “saber agradecer”, sendo também “um sinal de confiança no futuro da Igreja”.

“Esta certeza de bênção e este sinal de esperança não nos fazem esquecer a escassez de clero mas animam-nos a trabalhar com renovado entusiasmo”, desenvolve D. António Francisco dos Santos.

O bispo diocesano recorda desta forma que “é importante agradecer a Deus” os sacerdotes e alerta que é necessário “manifestar dedicação aos Seminários”, que são “escola e ambiente de formação”, e trabalhar para que surjam novas vocações.

CB



Diocese do Porto