Nacional

Porto: Diocese apela à «ordem pública» e «construção da paz social» na Paróquia de Canelas

Agência Ecclesia
...
DR
DR

Comunicado da primeira reunião do Conselho Presbiteral com D. António Francisco dos Santos

Porto, 27 nov 2014 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese do Porto reuniu pela primeira vez com D. António Francisco dos Santos e analisou a “situação dolorosa” da Paróquia Canelas para pedir a “construção da paz social” aos católicos e anterior pároco.

“Solicitar às diversas instituições locais e pessoas de boa vontade a melhor colaboração na manutenção da ordem pública e na construção da paz social”, é um dos apelos do Conselho Presbiteral da Diocese do Porto a todos os envolvidos na “situação dolorosa” na Paróquia de Canelas.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, é pedido ao pároco anterior, o padre Roberto Sousa, que faça tudo para que se possa “restabelecer a paz e a normalidade” da comunidade cristã de Canelas “evitando” o que pode originar “perturbação e discórdia”.

Aos católicos da Paróquia de São João Batista de Canelas, o Conselho Presbiteral, exorta também que “aceitem o novo pároco” e desta forma estejam em plena comunhão com a Igreja.

O Conselho manifestou “proximidade fraterna” ao atual pároco de Canelas, padre Albino Reis, pela “missão tão difícil” que lhe foi pedida e que “abnegadamente tem abraçado este desafio com dignidade e abertura ao diálogo e à paz”.

Na primeira reunião que o novo Conselho Presbiteral da Diocese do Porto teve com o bispo D. António Francisco dos Santos, os participantes manifestam “comunhão e solidariedade” ao prelado e “adesão ao espírito” das nomeações em curso desde julho.

Por isso, congratulam-se pela forma como decorreu a passagem do “testemunho em dezenas de paróquias” que acolheram com “abertura e sentido de Igreja” os novos párocos que o bispo diocesano enviou.

O comunicado destaca que esta primeira reunião com D. António Francisco dos Santos foi um encontro de “diálogo e comunhão” na missão comum de “viver e irradiar a alegria do Evangelho”.

CB/PR



Diocese do Porto