Nacional

Porto: Diocese viveu jornada dedicada à Família

Agência Ecclesia
...

Com encontros este sábado e domingo de agentes pastorais do setor e de casais novos, na Casa do Vilar

Porto, 25 set 2017 (Ecclesia) – D. Pio Alves, bispo auxiliar do Porto, presidiu este sábado e domingo na Casa do Vilar, a um Conselho Diocesano de Pastoral Familiar e um encontro de casais novos.

De acordo com informações enviadas hoje à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Diocesano de Pastoral Familiar do Porto, D. Pio Alves aproveitou estas iniciativas para incentivar os agentes pastorais a “não desanimarem perante as dificuldades” e pedir aos casais para que vivam “com alegria o caminho do seu matrimónio e da vida familiar”.

Durante o encontro do Conselho Diocesano da Pastoral Familiar, que contou com “mais de 80 representantes das equipas vicariais e paroquiais”, o bispo apontou “quatro desafios” da Igreja Católica para este setor, “no futuro”.

 “A catequese familiar; o acompanhamento do luto, as comunidades de vizinhos e a rede de acolhimento familiar”, uma iniciativa que sempre foi muito “desejada por D. António Francisco dos Santos”, bispo do Porto recentemente falecido.

Por sua vez, o diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral da Família traçou “um balanço muito positivo das atividades” desenvolvidas ao longo do último ano.

Ângelo Soares recordou em particular “o Dia Diocesano da Família, que teve o segundo maior número de casais dos vários anos em que se organiza esta iniciativa”.

O Conselho Diocesano deu também oportunidade para uma análise aos projetos realizados e para a partilha de vários testemunhos, “divididos pelos âmbitos paroquial, vicarial e de um movimento eclesial”.

Uma das paróquias escolhidas, de Matosinhos, representada pelo casal Graça e João, e pelo diácono Daniel Basto, realçou “a atividade desenvolvida na preparação para o batismo e, em particular, para a catequese que se desenvolve em âmbito familiar articulando entre catequese para pais e para filhos”.

Na Vigararia de Lousada ficou expressa a importância da “perseverança” no trabalho junto das comunidades, que permitiu por exemplo congregar para o “primeiro dia vicarial da Família cerca de 600 casais”.

Destaque ainda para a apresentação do Movimento Oásis, uma “proposta de espiritualidade” que tem como objetivo “formar” os casais “para o serviço na paróquia”.

No que diz respeito ao encontro de casais novos, com mais de 60 casais “que contraíram matrimónio nos últimos cinco anos”, tratou-se também de uma iniciativa muito marcada pelo testemunho.

Subordinada ao tema ‘À prova de fogo’, para simbolizar a importância da atenção da Igreja Católica aos desafios que hoje ameaçam as famílias, desde “a compatibilização dos compromissos profissionais com a vida familiar” à “promoção da dignidade humana nas empresas”.

Este Encontro de Casais Novos contou também com o testemunho de Rui Calejo da ACEGE -Associação Cristã de Empresários e Gestores.

JCP



Diocese do Porto