Porto: Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica reuniu 17 mil alunos no Parque da Cidade
Encontro «é cada vez mais um abraço» entre escolas, professores e estudantes
Porto, 28 mai 2012 (Ecclesia) – Mais de 17 mil crianças e jovens participaram esta sexta-feira no 10.º encontro de alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese do Porto.
A iniciativa, que levou ao Parque da Cidade, na ‘Invicta’, um em cada cinco alunos inscritos na disciplina, é um “momento único” nas escolas, afirmou à Agência ECCLESIA o diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja na Escola, António Madureira.
Na véspera do início da campanha de recolha de alimentos que o Banco Alimentar Contra a Fome organizou em mais de 1600 superfícies comerciais em Portugal, os estudantes foram convidados a doar arroz, massa, farinha, açúcar e feijão, entre outros bens.
O programa previa a atuação do cantor Edmundo Vieira, que integrou a extinta banda D’zrt, e a participação dos atores João Bernardes e Missy M., da série televisiva ‘Morangos com Açúcar’, para dar autógrafos.
O palco principal, aberto pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente, recebeu um desfile de moda e uma tuna académica formada por antigos alunos de EMRC, além de demonstrações de dança e ginástica acrobática.
No palco secundário foram oferecidas oficinas de dança coordenadas por professores de escolas profissionais e em vários pontos do parque decorreram torneios desportivos e atividades físicas com trampolins, insufláveis, surf mecânico e tiro ao alvo.
A Universidade Católica Portuguesa marcou presença com a apresentação de propostas para alunos mais velhos e professores, enquanto que empresas ligadas às iniciativas promovidas pelo Secretariado do Ensino da Igreja na Escola apresentaram os seus produtos e serviços.
A Fundação Champalimaud, instituição dedicada à pesquisa e tratamento de doenças cancerígenas, fez deslocar desde Lisboa o camião que transporta um veículo onde os mais novos assistem a um filme em três dimensões sobre o corpo humano e os avanços registados em áreas como células estaminais e tecnologias de ponta.
“Cada ano temos mais alunos, que estão mais envolvidos e interagem mais uns com os outros”, salientou Rosa Maria, professora de Educação Especial, acrescentando que o encontro “é cada vez mais um abraço entre escolas, comunidades, entre professores e alunos”.
Teresa Mafalda, professora de Português, que como Rosa Maria leciona em Amarante e esteve presente em todos os encontros desde o primeiro, em Espinho, sublinhou que a iniciativa “tem melhorado em qualidade, participação e convívio”.
O encontro pode ser fator de motivação para os mais 76 mil alunos da Diocese do Porto inscritos em EMRC, ao mesmo tempo que permite a eles e a outros “perceber o espírito da disciplina”, realçou.
O site do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja na Escola revela que a percentagem de inscrições na disciplina oscila entre os 0 a 20% nas regiões (vigararias) de Porto, Matosinhos e Ovar/Espinho, e os 81 a 100% em Amarante, Felgueiras, Marco de Canaveses, Lousada e Baião.
As despesas da iniciativa foram suportadas pelos 2,5 euros pedidos por cada inscrição.
RJM
Diocese do Porto EMRC