Porto: Homenagem a D. Manuel Martins promovida pela Fundação SPES

Dia 20 de Janeiro na Paróquia de Cedofeita (Porto)
Porto, 03 jan 2018 (Ecclesia) – O general Ramalho Eanes e os bispos D. Carlos Azevedo e D. António Taipa são alguns dos conferencistas na sessão de homenagem, dia 20 deste mês, ao primeiro bispo de Setúbal.
A homenagem a D. Manuel Martins, que decorre no Auditório Paroquial de Cedofeita (Porto), é promovida pela Fundação SPES e conta também com a presença de Silva Peneda, ex-ministro do emprego e segurança social; o padre José Aires Lobato, vigário geral de Setúbal, e José Morgado, operário metalúrgico em Setúbal, refere o programa enviado à Agência ECCLESIA.
A atividade começa às 15h00 e no final far-se-á o lançamento do livro «Nascemos Livres» da autoria de D. Manuel Martins (1927-2017).
O falecido bispo de Setúbal nasceu a 20 de janeiro de 1927, em Leça do Balio, concelho de Matosinhos; foi ordenado sacerdote em 1951, após a formação nos seminários do Porto, seguindo-se a frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.
Pároco da Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, D. Manuel Martins foi nomeado vigário-geral da diocese nortenha em 1969, antes de seguir para Setúbal.
No dia 23 de abril de 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação ao cargo.
LFS
Diocese de Setúbal