Nacional

Porto: Livro conta a história da comunidade católica no Bairro do Cerco

Agência Ecclesia
...
Foto CMP
Foto CMP

Obra de João Alves Dias tem por título «No princípio foi assim...»

Porto, 22 abr 2015 (Ecclesia) – A paróquia do Cerco, no Porto, apresentou hoje o livro “No princípio foi assim…”, de João Alves dias, onde se conta a história de uma comunidade no meio dos bairros sociais, “tentando concretizar as orientações do Vaticano II”.

“A Paróquia nasce como Igreja no meio das casas e com a força de família de famílias. Os cristãos são reconhecidos como gente que acolhe e acompanha, serve e partilha”, recorda o pároco, cónego Fernando Milheiro.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o sacerdote da diocese do Porto refere que milhares de pessoas “caídas” nos bairros sociais do Porto “sentem que a Igreja ali é diferente” e “aproximam-se e colaboram cada um à sua medida”.

“Não é outra Igreja, mas uma Igreja outra, menos pesada mas mais feliz”, afirma o cónego Fernando Milheiro

“Meio século depois, a paróquia permanece de pé, como Maria junto à Cruz… sentindo, na ousadia de cada passo, o palpitar do apelo: “Fazei o que Ele vos disser!”… anunciai o Evangelho a toda a gente”, acrescenta.

Para o atual pároco, a história da comunidade católica no Cerco “é um caso digno de estudo” e o livro de João Alves Dias, hoje apresentado, “mostra o que foi há 50 anos”.

PR



Diocese do Porto