Igreja/Ensino: Universidade Católica Portuguesa recorda bispo do Porto como «amigo» da instituição
Fátima, 11 set 2017 (Ecclesia) - A presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa (UCP) recordou hoje o falecido bispo da diocese, D. António Francisco dos Santos, como um amigo da instituição.
“Com profunda tristeza e grande sentimento de perda participamos o falecimento do Senhor D. António Francisco dos Santos, nosso Bispo e tão querido amigo da Universidade Católica Portuguesa”, escreve Isabel Braga da Cruz.
O bispo do Porto faleceu esta manhã, na Casa Episcopal, aos 69 anos de idade; as exéquias solenes vão ser celebradas na Catedral Diocesana, às 15h00 desta quarta-feira.
Isabel Braga da Cruz refere que D. António Francisco dos Santos deixa uma “marca indiscutível” nas instituições e nas pessoas, “pelo exemplo de abnegada entrega e serviço ao próximo”.
“Associado ao sentimento de perda, fica um hino de ação de graças e uma forte gratidão pelo privilégio desta convivência e estímulo em cada dia. Que o exemplo de vida e dedicação do Senhor D. António Francisco nos inspire e nos ajude a bem servir a Igreja e a Comunidade de que somos parte”, conclui a presidente do Centro Regional do Porto da UCP.
D. António Francisco dos Santos foi nomeado bispo do Porto em fevereiro de 2014, sucedendo a D. Manuel Clemente, e tomou posse a 5 de abril do mesmo ano.
O falecido bispo era natural de Tendais, no Concelho de Cinfães (Diocese de Lamego) e foi ordenado padre em dezembro de 1972.
João Paulo II nomeou-o auxiliar de Braga, a 21 de dezembro de 2004, tendo sido ordenado bispo em março de 2005, na Sé de Lamego; Bento XVI escolheu-o como bispo da Diocese de Aveiro, em setembro de 2006 e tomou posse a 8 de dezembro do mesmo ano.
OC
Diocese do Porto UCP D. António Francisco dos Santos (1948-2017)