Nacional

Portugal: Liga Intensificadora da Ação Missionária elegeu nova direção nacional

Agência Ecclesia
...

Movimento de leigos fundado pela congregação católica dos Espiritanos esteve reunido em Fátima

Fátima, Santarém, 25 fev 2014 (Ecclesia) – A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), movimento de leigos atualmente presente em 8 dioceses e 300 paróquias portuguesas, conta com uma nova direção presidida por Silvina Martins.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o assistente nacional da Liga, padre Tony Neves, explica que a eleição dos novos corpos sociais teve como critério “unânime” a escolha de “membros de todas as dioceses” onde já existem conselhos da LIAM a funcionar”.

Para além da presidente Silvina Martins, da Arquidiocese de Braga, destaque para a nomeação de Irene Dantas, do Patriarcado de Lisboa, para vice-presidente; e de Erundina da Silva e Silva, de Santarém, para secretária do movimento.

O ato eleitoral decorreu no último fim-de-semana em Fátima, incluído no programa do Encontro Nacional de Responsáveis de Núcleo e do Conselho Nacional da LIAM.´

Fundada em Fátima a 13 de maio de 1937, por iniciativa do setor de Animação da Congregação dos Missionários do Espirito Santo, a LIAM tem como principal objetivo sensibilizar as comunidades cristãs para a dimensão missionária da Igreja Católica.

A nova direção nacional, composta ainda por cinco vogais, vai ser acompanhada por um administrador, o padre Nuno Rodrigues, que desafiou todos os leigos presentes em Fátima para “não se contentarem com os mínimos” mas “trabalharem o máximo” para que a congregação Espiritana possa “ter mais meios para apoiar as linhas da frente da Missão” .

Inspirado pelo lema do movimento, “Anunciar Mais e Melhor”, e pela exortação “A Alegria do Evangelho”, escrita pelo Papa Francisco, o encontro nacional contou com a participação da jornalista Laurinda Alves, que abordou o tema “Mais e Melhor Família e Missão”.

A comunicadora “traçou o perfil missionário do cristão”, baseado na reflexão do Papa argentino, e destacou a necessidade dos cristãos abraçarem com “mais empenho” a luta “pela paz e justiça” e de terem “mais alegria no viver”.

Destaque ainda para a intervenção do assistente nacional da LIAM, padre Tony Neves, que abordou as “linhas missionárias” presentes na exortação “A alegria do Evangelho”, recordando que “a base dos compromissos missionários é a Espiritualidade”.

Só quem leva a sério a sua fé, através da oração e da vivência dos sacramentos, é que pode “trabalhar por uma conversão contínua e ter uma preocupação séria com os excluídos da sociedade”, alertou.

TN/JCP



Missões