O Festroia, Festival Internacional de Cinema que decorreu na cidade de Setúbal, contou este ano, uma vez mais, com a presença da SIGNIS, através de um Júri constituído por Margret Kohler (Alemanha), Peter Sheehan (Austrália), Fabrizio Colombo (Itália) e os portugueses Marta Domingues e Francisco Perestrello.
O Juri atribuiu o Prémio SIGNIS ao filme dinamarquês TO VERDENER / MUNDOS SEPARADOS do realizador Niels Arden Oplev.
O Júri suportou a sua decisão com as seguintes palavras: “O PRÉMIO SIGNIS é atribuído a um filme que explora com delicadeza e sensibilidade cinematográfica a escolha entre a fé, compromissos pessoais com terceiros e amor pela própria família. Sublinha a importância da liberdade e tolerância num contexto religioso.”
Foi ainda atribuída uma menção ao filme estónio “Klass / A Turma”, da autoria de Ilmar Raag, em que se denuncia a violência escolar, sobretudo nas situações extremas de Bullying.
A SIGNIS é uma organização não governamental que inclui membros de 140 países. Como "Associação Mundial Católica para a Comunicação" aborda em conjunto diferentes meios tais como cinema, rádio, televisão, vídeo e Internet. Representa grupos e pessoas que têm por objectivo a promoção da vida pessoal, social e cultural de cada ser humano e da sua comunidade.
O Festroia é um festival especializado em cinematografias com limitado número de produções em cada ano, tendo realizado este mês a sua 24ª edição.
Francisco Perestrello