Campanha da Fundação Evangelização e Culturas que aposta no desenvolvimento, regressa no Natal de 2008
A campanha dos Presentes Solidários, da Fundação Evangelização e Culturas (FEC) volta a ser uma opção para as ofertas de Natal. O mote de 2008 é «Dar a duplicar».
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC explica que os Presentes Solidários vão ao encontro do desafio sempre urgente e actual de “dar presentes originais que mudam realmente a vida de inúmeras famílias mais desfavorecidas nos países lusófonos”.
A campanha de 2008 disponibiliza sete presentes diferentes que foram previamente escolhidos de acordo com as necessidades reais do terreno. As ofertas vão desde passes escolares, maletas de parto, chapas de zinco, cobertores, filtros de água, mochilas e estojos escolares e ainda um Kit de construção, conforme as necessidades sentidas nos países parceiros.
“Quem pretender participar pode fazer a encomenda em nome de um amigo, colega ou familiar que receberá um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido. Deste modo, estará a dar a duplicar: contribui com o seu dinheiro para que uma família ou comunidade desfavorecida receba algo que lhe é necessário e está ainda a surpreender alguém com um postal ilustrado com a indicação do presente oferecido”.
Para encomendar basta aceder ao sítio da Internet www.presentessolidarios.pt A campanha decorre até ao dia de Reis de 2009.
A FEC explica que são “presentes que procuram o desenvolvimento sustentado destes países” e vão ao encontro de áreas “como a educação, a saúde e as infra-estruturas”.
Os presentes serão “comprados em cada país, a fim de promover o comércio local e são adquiridos e entregues em colaboração estreita com sete parceiros no terreno: Diocese de Lwena (Angola), Paróquia do Mindelo (Cabo Verde), Caritas de Bafatá (Guiné-Bissau), Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres (Moçambique), Missionárias da Boa Nova (Brasil), Irmãos de São João de Deus (Timor-Leste) e Diocese de São Tomé e Príncipe”, explica o comunicado.
Campanhas anteriores
Em 2006, a Campanha Presentes Solidários angariou 1400 presentes. O ano passado este número subiu aos 2871 presentes.
“Várias têm sido as adesões a esta campanha nos anos anteriores”, constata a FEC. A somar aos compradores individuais, também as empresas são “convidadas a oferecer um presente solidário aos seus colaboradores, clientes ou fornecedores”, ou até mesmos as escolas ou paróquias.
Fundação Evangelização e Cultura
A Fundação Evangelização e Culturas assume-se como a plataforma da Igreja Portuguesa para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas e pretende desempenhar um papel importante na dinamização e sensibilização da sociedade portuguesa para o desafio da cooperação e do desenvolvimento dos países lusófonos.