Esta tarde, 4 de Junho, a presidente das Filipinas, Glória Macagal-Arroyo, realiza uma visita particular ao Santuário de Fátima, acompanhada por uma larga comitiva de representantes do Governo Filipino, do qual nos permitimos destacar o Secretário dos Negócios Estrangeiros, Alberto Rómulo, o Embaixador das Filipinas para Portugal (residente em França), José Zaide, e a Senadora Miriam Defensor Santiago.
No Livro de Honra do Santuário de Fátima, Glória Arroyo, escreveu em língua inglesa, “É uma grande honra estar em Fátima. Vimos numa peregrinação para agradecer a Nossa Senhora pelas orações e continuar a rezar pela sua intercessão”.
Recebida inicialmente pelo Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra, no edifico da Reitoria, toda a comitiva, e os jornalistas filipinos que a acompanham, visitou depois a exposição “Fátima Luz e Paz”, guiados por uma religiosa funcionária do Santuário, também ela de nacionalidade Filipina e a residir em Fátima há seis anos.
No momento da recepção, o Reitor do Santuário saudou a Chefe de Estado em seu nome e em nome do Bispo de Leiria-Fátima. Mons. Luciano Guerra recordou de seguida as suas três visitas realizadas às Filipinas.
Concluída a visita à exposição, Glória Arroyo recebeu o Presidente da Câmara de Sabrosa, que lhe apresentou o projecto de criação de um Centro de Interpretação na terra natal de Fernão de Magalhães (primeiro ocidental a chegar às Filipinas), com vista ao estabelecimento futuro de parcerias e protocolos inter-culturais entre a autarquia portuguesa e as Filipinas.
O grupo dirigiu-se depois ao tocheiro das velas, onde Glória Arroyo colocou uma vela a arder e onde esteve por breves momentos a rezar em silêncio. Se seguida a comitiva dirigiu-se à Capelinha das Aparições, onde foi celebrada a Eucaristia, em língua inglesa, presidida pelo Director do Serviço de Peregrinos, P. Virgílio Antunes.
Numa gentileza para com a Sra. Presidente, cinco religiosas de nacionalidade filipina pertencentes ao Instituto Filhas de Santa Maria de Leuca e residentes em Fátima foram o coro da celebração.
Na introdução, o P. Virgilio Antunes saudou a presidente e toda a comitiva. “A todos dirijo uma palavra de boas vindas e formulo votos de que a vossa peregrinação constitua um momento de aprofundamento da fé e de fortalecimento espiritual. Nesta Eucaristia e neste lugar de grande significado espiritual para muitos milhões de pessoas, rezaremos pelo vosso país, as Filipinas, para que seja sempre uma terra de fraternidade e de paz. Rezaremos pelo mundo em que vivemos, entregando-o nas mãos de Deus através da intercessão de Nossa Senhora do Rosário de Fátima”, afirmou o sacerdote.
No momento da despedida, afirmou-lhes ainda: “Desejo que a vossa peregrinação vos dê muita coragem e esperança, tanto na vossa vida pessoal, como na vida do vosso país”.
Seguiu-se uma visita guiada aos vários espaços do Santuário e o grupo visita agora Aljustrel e Valinhos.
Em todos estes momentos, acercou-se da Presidente um grupo de filipinos residentes em Lisboa, que quis desta forma saudar a Chefe de Estado do seu país.