Quaresma: Catequese de Santarém quer refletir sobre a «Igreja em saÃda» e os «discÃpulos missionários»
Secretariado divulgou guião com objetivos e sugestão de caminhada
Santarém, 30 jan 2014 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência de Santarém divulgou a campanha da Quaresma onde propõe cinco verbos “preparar; primeirar, envolver-se, acompanhar, frutificar”, inspirados no Papa Francisco, onde acrescentou “festejar, viver” para realizar três objetivos.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Secretariado da Catequese de Santarém revela que na campanha quaresmal 2015 têm três objetivos: “Ajudar cada batizado a ser um ‘discípulo missionário’”; “promover o espírito de evangelização que deve existir na catequese, na família e na comunidade” e “desenvolver e organizar gestos de caridade”.
‘Felizes os que saem em missão’ é o lema adotado e para realizar estes propósitos revela que escolheu uma frase do Papa - “Igreja ‘em saída’ é a comunidade de discípulos missionários que ‘primeireiam’, que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam”.
Os responsáveis explicam que aos cinco verbos de Francisco - primeirar, envolver-se, acompanhar, frutificar, festejar - acrescentaram mais dois “preparar” e “viver”, respetivamente no início e no fim da caminhada deste tempo litúrgico.
Por isso destaca que o esquema proposto é “simples e sem grande exigência de recursos” composto por um guião, um calendário da Quaresma e os dísticos com os sete verbos.
Em cada semana o Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA) propõe uma leitura bíblica, uma reflexão/partilha e uma oração a serem realizadas em família, em comunidade e na catequese para além de percorrerem e preencherem o calendário da Quaresma com as imagens sugeridas.
“Se dermos atenção ao tempo da Quaresma preparamo-nos para a maior de todas as festas cristãs, a festa da Vida – a Páscoa”, destaca SDCIA.
CB
Diocese de Santarém Catequese