No Santuário de Fátima, continua a organizar-se um programa especial para a vivência do período litúrgico da Quaresma, em preparação da Páscoa do Senhor.
Após a realização, na Quarta-feira de Cinzas (dia 9 Fevereiro) de uma jornada de oração no Santuário – com vários momentos de adoração individual e comunitária, e da celebração de várias missas – está marcada para o próximo domingo, dia 13, pelas 14 horas, a realização da Via-sacra, desde os Olivais até Fátima, com a última estação localizada ao lado às Pracetas de S. José, junto de uma das entradas norte do Santuário.
Durante o período da Quaresma, todas as sextas-feiras, às 14h00, haverá Via-sacra na Colunata do Santuário, cerimónia orientada espiritualmente pelas religiosas de Fátima.
Também nos domingos 20 e 27 de Fevereiro será realizada a Via-sacra, neste dias no Recinto do Santuário, também pelas 14 horas.
Em artigo a publicar na edição de 13 de Fevereiro da Voz da Fátima, jornal oficial do Santuário, o Reitor, Monsenhor Luciano Guerra, refere, em apelo à correcção daquilo que considera um dos males mais profundos da sociedade – a dispersão da atenção – que a Quaresma pode ser ocasião para os devotos regressarem, através da oração, ao cultivo da atenção, vista como “a energia que nos põe em contacto com as coisas e as pessoas que do primeiro ao último momento da nossa vida constituem o ambiente sem o qual não poderíamos viver”.
“A Quaresma deste Ano da Eucaristia pode ser para muitos dos devotos de Nossa Senhora de Fátima e dos Beatos Francisco e Jacinta, uma óptima ocasião para um regresso ao cultivo da atenção. O Anjo da Paz comunicou às crianças a experiência da concentração em Deus. Na medida em que formos capazes de estabilizar a atenção em Deus, estaremos mais aptos para a estabilizarmos também nos dons que ele nos concede, entre os quais têm lugar de primazia as pessoas com quem vivemos no dia-a-dia e com quem são frequentes os conflitos”.