O grupo Renascença iniciou esta Segunda-feira outro novo serviço de comunicação: a estação de rádio “SIM”, assumida como um projecto dirigido a um público acima dos 55 anos, “mediante uma comunicação optimista e de grande proximidade, tendo como principais conteúdos a saúde, a família, o desporto, o lazer e a educação”.
Tal como a Rádio Renascença, também a Rádio SIM integra na sua grelha de programação a transmissão, de Segunda a Sexta-feira, das 18h30 às 19h00, e no primeiro Sábado de cada mês, às 21h30, a transmissão da recitação do Rosário, em directo da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima.
“O convite é para que fique em comunhão com os milhares de ouvintes que diariamente acompanham esta Oração pela Rádio SIM”, pode ler-se na página da Internet da nova rádio portuguesa, em www.radiosim.pt.
Em Maio deste ano, na edição especial do Semanário “Ecclesia”, e onde o presidente do Conselho de Administração do Grupo Renascença, Cónego João Aguiar, dava conta de que estaria em breve no ar “o mais jovem canal do Grupo Renascença que, por sinal, é para os mais avançados na idade”, o Coordenador da Acção Religiosa da Rádio Renascença escreveu sobre a transmissão do Terço a partir do Santuário de Fátima. José Eduardo Borges de Pinho apresentou os dados estatísticos, que apontam para o facto de que diariamente, de segunda a sexta, “250 mil ouvintes sintonizam regularmente a Rádio Renascença para ouvir/rezar o terço que é transmitido directamente do Santuário de Fátima (247 mil segundo os dados relativos ao último trimestre, o primeiro de 2008)”.
“Na perspectiva dos responsáveis da Emissora Católica, a transmissão do terço é um momento que não vêm isolado do conjunto de toda uma programação religiosa que se procura oferecer. (…) E, não obstante a especificidade religiosa destes momentos, vêem-nos também sempre inseridos no conjunto de toda uma proposta de comunicação onde se procura que ressalte, certamente noutros registos de linguagem e de programação, um olhar diferente sobre a vida e sobre a sociedade. Tudo isto sem nunca perder de vista a preocupação de que a transmissão do terço tenha qualidade radiofónica e sentido evangelizador”, escreve Borges de Pinho no artigo que assinou naquela edição espacial, datada de 29 de Abril 2008.
Recorde-se ainda que o mesmo Rosário, recitado na Capelinha das Aparições, local central da devoção a Nossa Senhora de Fátima, é também transmitido em directo pela TV e Rádio Canção Nova e pela Telepace.
Tabela de frequências e outras informações sobre a SIM disponíveis em ww.radiosim.pt
Sala de Imprensa do Santuário de Fátima