Redentoristas: «UQ?», vÃdeos para apresentar fé em linguagem simples
Reflexões com um máximo de 3 minutos procuram «descomplicar» discurso católico
Porto, 09 mar 2016 (Ecclesia) – A Congregação do Santíssimo Redentor (Missionários Redentoristas) quer explicar a fé católica através de um linguagem simples, com a iniciativa ‘UQ?’, recorrendo a vídeos breves, publicados na internet.
“Nestes vídeos tentamos esmiuçar e desfazer algumas linguagens mais complicadas dando mote para que as pessoas possam ficar a mastigar e a saborear a mensagem e conseguir simplificar a sua própria linguagem de fé”, explica Ricardo Ascensão.
À Agência ECCLESIA, este leigo ligado à família Redentorista sublinha que o objetivo da série ‘UQ?’ é um “esclarecer a fé” que foi e tem sido apresentada de forma “tão complicada”.
“Se Jesus falava tão simples porque é que complicamos”, interroga o primeiro vídeo ‘UQ?’ que revela o objetivo destas curtas que podem ser “visualizadas rapidamente”, entre dois a três minutos, e contam uma “boa notícia”.
A ideia ‘UQ?’ surgiu no final de 2015 e o primeiro vídeo foi publicado na primeira quinzena de janeiro e, segundo Ricardo Ascensão, a equipa é composta por leigos redentoristas que foram convidados e aceitaram o desafio.
“A ideia deste projeto é termos cinco pessoas que aparecem nos vídeos de forma rotativa e sempre uma sexta que é um convidado diferente”, esclarece.
No segundo vídeo, por exemplo, aos internautas é explicado que Jesus «falava simples porque queria ser entendido», em parábolas, “contrária ao típico discurso religioso” que é “afastado da vida quotidiana” e fica “arrumado” numa gaveta diferente do “dia a dia”.
“Falava como quem tem uma boa notícia”, acrescenta.
Ricardo Ascensão informa ainda que esta iniciativa surgiu na sequência de um itinerário de evangelização que o padre Rui Santiago está a dinamizar, quinzenalmente, na comunidade Redentorista no Porto e que também pode ser acompanhado no blogue ‘Derrotar Montanhas’.
“A partir destes encontros quinzenais surgiu a ideia fazer noutro formato que pudesse ser acessível a outro público”, comenta o leigo da Família Redentorista sobre o propósito de atingir maior um número maior de pessoas com os vídeos ‘UQ?’.
SN/CB
Redentoristas