Mons.Luciano Guerra cumpriu 35 anos como reitor. D. António Marto saúda trabalho realizado neste mandato
Mons. Luciano Guerra cumpre, a 13 de Fevereiro de 2008, trinta e cinco anos como Reitor do Santuário de Fátima, terminando nesta data um novo seu mandato.
O momento foi alvo de felicitações públicas por parte do Bispo de Leiria-Fátima, durante a Eucaristia da Peregrinação Mensal, celebrada esta manhã na Igreja da Santíssima Trindade.
No momento inicial da homilia, o Bispo de Leiria-Fátima recordou que o “querido reitor do Santuário de Fátima”, presente na celebração como concelebrante, cumpria hoje trinta e cinco anos à frente dos destinos da instituição.
Em nome dos participantes na Eucaristia, em nome da Diocese e em seu nome pessoal, D. António Marto exprimiu “sentimentos de profunda gratidão e os sinceros e vivos parabéns por toda esta grande obra ao longo destes trinta e cinco anos”, acrescentando que Mons. Luciano Guerra “foi uma bênção de Deus e de Nossa Senhora”.
Antes da bênção final o Bispo de Leiria-Fátima pediu uma salva de palmas para Mons. Luciano Guerra.
Após a Eucaristia, em declarações aos jornalistas, o Bispo frisou o “fecundo” trabalho desenvolvido por Mons. Luciano Guerra no Santuário de Fátima por ter “pegado” no Santuário e lhe ter dado as infraestruturas e as estruturas que levaram este local a desenvolver-se, e por ter conseguido grande projecção da mensagem e do Santuário de Fátima no mundo.
O Bispo acrescentou também que Fátima “fica a dever muito a Mons. Luciano Guerra” pelo trabalhos levados a efeito durante um “longo” reitorado, que “culminou com a Igreja da Santíssima Trindade”.
No mesmo momento, D. António Marto confirmou aos jornalistas ainda não ter iniciado o processo de substituição do Reitor, e que, enquanto não for efectuada a nomeação do novo Reitor do Santuário de Fátima, Mons. Luciano Guerra mantém-se em funções, “em princípio até final do ano pastoral”.
De acordo com os Estatutos do Santuário de Fátima, “o Reitor do Santuário de Fátima é escolhido entre o clero português, dando preferência, sempre que possível, a um membro do presbitério da Diocese de Leiria-Fátima” e “é nomeado pelo Bispo de Leiria-Fátima, com o ‘nada obsta’ da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa, por um período de cinco anos, renovável”.
Aos jornalistas, Mons. Luciano Guerra, que recebeu as felicitações dos peregrinos e dos colegas sacerdotes, mostrou-se feliz e confirmou que irá manter-se em funções até à tomada de posse do seu sucessor.