Nacional

Santarém: Catequese dinamiza vivência da Quaresma e Tempo Pascal

Agência Ecclesia
...

«Como eu fiz, Fazei vós também!», é o tema proposto para envolver todas as comunidades

Santarém, 29 jan 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Diocesano da Catequese da Infância e Adolescência (SDCIA) de Santarém propõe uma campanha para a Quaresma e Tempo Pascal desenvolvida a partir das Obras de Misericórdia, com o lema ‘Como eu fiz, Fazei vós também!'

“Na Quaresma iremos dedicar a nossa atenção às obras corporais e no Tempo Pascal às obras espirituais”, explica o diácono Paulo Campino, responsável pelo secretariado, num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

O SDCIA não pretende que a Diocese de Santarém fique “apenas pelo conhecimento” das Obras de Misericórdia mas que “progressivamente elas se tornem uma prática, ainda maior, na vida dos cristãos”, propondo para isso compromissos semanais relacionados com as 14 Obras de Misericórdia.

A campanha ‘Como eu fiz, Fazei vós também!’ foi desenvolvida a partir da celebração eucarística de cada domingo.

“Consideramos ser o centro da vida cristã e envolve toda a comunidade. A radicalidade das obras de misericórdia só se compreende e vivem à luz a partir do mistério pascal de Cristo”, refere o diácono Paulo Campino, sublinhando que privilegiam a comunidade paroquial que se “deve envolver totalmente”.

“Que cada um de nós se esforce por colocar a sua vida ao serviço da revelação de Deus, rico em Misericórdia”, apela ainda o mesmo responsável.

O projeto do setor de Catequese da Diocese de Santarém tem quatro objetivos: “Ajudar a redescobrir Deus rico em misericórdia; Conhecer e aprofundar as obras de misericórdia.”

“Fazer propostas de oração a partir da Sagrada Escritura” e “procurar colocar em prática as obras de misericórdia” são as outras duas intensões da vivência apresentada para a Quaresma e o Tempo Pascal.

O SDCIA assinala ainda a intenção de envolver toda a comunidade e de não ficar apenas centrado na catequese, que é a ponte para “envolver o maior número de pessoas” e chegar às famílias que “não participam na celebração da eucaristia”.

CB



Diocese de Santarém Catequese