Santarém: Padres debatem cristianismo no mundo pluralista
Jornadas de atualização teológico-pastoral reúnem clero da diocese
Santarém, 05 nov 2013 (Ecclesia) – O clero de Santarém pretende compreender as dificuldades e as aberturas à fé neste mundo “agnóstico e com um pluralismo de oferta religiosa”, disse hoje o bispo diocesano à Agência ECCESIA.
Os padres desta diocese estão em atualização, entre hoje e quinta-feira, para tentarem perceber o “significado do cristianismo neste mundo pluralista”, sublinhou D. Manuel Pelino.
A menos de três semanas da conclusão do Ano da Fé (domingo de Cristo Rei, dia 24), o prelado refere que a diocese esteve mobilizada e que “as pessoas estiveram mais atentas” com a ajuda da simbologia que foi espalhada pelas comunidades.
Ao longo do ano realizaram-se “muitos encontros de formação” e a diocese pretende continuar com esta dinâmica para que “aquilo que se aprendeu e adquiriu continue presente na vida da Igreja”.
“Necessidade de uma experiência pessoal de fé; conhecimento mais esclarecido da fé e a necessidade da integração na igreja” foram três linhas que ficaram patentes nas reflexões feitas durante o Ano da Fé na Diocese de Santarém.
Através das reflexões feitas, D. Manuel Pelino adianta que é necessário ter uma “preocupação permanente pela pessoa humana” visto que existem “perspetivas redutoras e nem sempre respeitadoras da riqueza, das qualidades e das dimensões integrais do homem”.
“Faz parte do cristianismo cuidar do homem na sua globalidade” e, hoje, esta preocupação “está muito relacionada com a transmissão de valores”, acrescentou o bispo de Santarém.
Questionado sobre o documento preparatório do próximo Sínodo dos Bispos, sobre a família, D. Manuel Pelino afirmou que estão em causa “temas de fronteiras e muito sensíveis”, revelando a intenção de “reunir um grupo de padres e leigos” para darem a visão da realidade diocesana.
Esta quarta-feira, D. José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa, falará ao clero de Santarém sobre ‘O mistério do homem à luz do mistério do Verbo Encarnado’.
MD/LFS
Diocese de Santarém