Nacional

Santuário de Cristo Rei tem de fomentar intervenções em favor dos pobres

Agência Ecclesia
...

Papa assinala cinquentenário da fundação do monumento de Almada

Bento XVI deixou hoje votos de que o Santuário de Cristo Rei, em Almada, seja capaz de promover acções “em favor dos pobres e oprimidos”.

O Papa falava no final da Missa a que presidia no Terreiro do Paço, em Lisboa, pronunciando uma mensagem pelo 50.º aniversário da fundação do Santuário localizado em Almada.

Virado para a outra margem do Tejo, como o próprio sublinhou, Bento XVI disse que o Santuário tem de “fomentar a construção do amor, da justiça e da paz, com intervenções na sociedade”.

Bento XVI confessou que o Bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, “desejava” que visitasse o Santuário, mas aludiu à “impossibilidade” de o fazer.

O monumento de 110 metros de altura foi inaugurado a 17 de Maio de 1959, na sequência de um voto do episcopado português, o qual pedia que Portugal “fosse poupado” da II Guerra Mundial”.

O Papa quis falar às novas gerações para “apontar os exemplos de esperança em Deus e lealdade ao voto feito, que nos deixaram esculpidos no mesmo os Bispos e fiéis cristãos de então”.

A imagem de Cristo Rei é da autoria de Mestre Francisco Franco e a imagem de Nossa Senhora da Paz, que se encontra na Capela do Monumento, do Mestre Leopoldo de Almeida.



Bento XVI - Portugal