Ao final da tarde de ontem o Santuário de Fátima recebeu a visita da Selecção de futebol da Croácia. Os jogadores, a equipa técnica e os dirigentes, acompanhados por um numeroso grupo de profissionais da comunicação croatas e por uma guia-intérprete, foram para ser recebidos pelo Reitor do Santuário de Fátima.
Monsenhor Luciano Guerra esteve cerca de 15 minutos com a equipa tendo apresentado uma saudação especial em nome do Santuário de Fátima. “Tenho muito gosto em receber este grupo no Santuário”, disse.
De seguida, o sacerdote recordou uma viagem sua, na década de 70, àquelas terras, e em especial a visita que fez, nessa ocasião, ao Santuário Marija Bistrica.
Recordou ainda a visita, um anos mais tarde, de elementos do Governo Croata a Fátima. “Depois da mudança de regime têm sido muitos os grupos de croatas a visitar Fátima”, afirmou.
Os Croatas traziam do seu país uma oferta ao Santuário, uma imagem de Nossa Senhora de Medugorge, a qual foi entregue ao Reitor pelo capitão da equipa, Boris Zivkovic. Pero Saric, da equipa dirigente da Selecção Croata e Vice-presidente da Federação Croata de Futebol, confirmou a devoção do povo croata a Nossa Senhora de Fátima.
Ao despedir-se, Monsenhor Luciano Guerra convidou todos os presentes a rezar uma Avé Maria “pela Paz na Europa, pelo progresso da Croácia e para que cada vez mais os eventos desportivos sejam ocasião de estreitarmos relações”. A oração foi rezada em Latim.
Após esta breve recepção, o grupo visitou a Basílica e a Capelinha.
Pelo Santuário já passaram muitos adeptos das selecções participantes no Euro-2004, facto que motiva a satisfação do Bispo local, D. Serafim Ferreira e Silva.