A Igreja Católica em Portugal celebra até ao próximo Domingo, dia 17 de Maio, a Semana da Vida. Em nota enviada ao jornal “A Guarda”, D. Manuel Felício, escreve: “Pretende-se com esta Semana descobrir mais e ajudar a descobrir que a vida só com valores é verdadeiramente vida e que a Família é a grande escola da vida".
"De facto, toda a pessoa abriga no mais íntimo de si mesma um sim à vida, mesmo quando a cultura ambiente não orienta sempre nesse mesmo sentido. Por sua vez a Família é escola única de humanidade, de tal modo que é impossível pensar a pessoa humana sem a sua referência a uma família. De facto, só na Família a pessoa humana pode nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se equilibrada e integralmente. Ao longo deste Semana da Vida os cristãos e a Igreja pretendem deixar-se interpelar sobre realidades tão fundamentais como estas e interpelar também para elas a sociedade enquanto tal”.
D. Manuel Felício recorda que as celebrações a nível diocesano desejando que “o nosso Dia Diocesano da Família, que terá lugar no próximo domingo, em Trancoso, possa lembrar aos cristãos e a todos os cidadãos a importância única da vida e da instituição fundamental que a acolhe e protege”.
Recorde-se que o III Dia Diocesano da Família terá lugar em Trancoso, no dia 17 de Maio, no Auditório da Associação Cultural e Recreativa de Trancoso. O programa começa às 14.00 horas, com o acolhimento e inscrição dos casais que celebra, este ano, 25 ou 50 anos de casamento. Ás 15.00 horas haverá uma palestra sobre “A visão da Família e da Mulher em São Paulo”, seguindo-se um concerto pelo Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso. A Missa com bênção para os casais a celebrar 25 ou 50 anos de casamento, está marcada para as 16.15 horas.
O Dia Diocesano da Família termina com o convívio e lanche partilhado.