Até ao dia 30 de Junho estão abertas as inscrições para participar no estágio de admissão ao Seminário Diocesano de Viana do Castelo, a realizar nos dias 7, 8 e 9 de Julho. Mais longo é o prazo para inscrição no Pré- -Seminário do próximo ano lectivo — termina no dia 5 de Setembro.
No último encontro, que decorreu no passado dia 18, reuniu-se mais de uma dezena de adolescentes e jovens. O Pré-Seminário, conforme se explica no boletim de inscrição para 2005/2006, tem como finalidade propor aos rapazes das paróquias da diocese do Alto Minho «um tempo de discernimento, aprofundamento, partilha, oração, convívio e divertimento». Destina-se a quem está a frequentar o sexto ano de escolaridade ou os anos seguintes.
A ficha de inscrição pode ser procurada junto do respectivo pároco, na secretaria do Seminário ou na Cúria Diocesana; e quando estiver preenchida, enviada para o Seminário Diocesano de Viana do Castelo, Rua de São José, 4900-308 Viana do Castelo.
Quanto ao estágio de admissão, o requerimento deve ser feito pelos «alunos de qualquer área escolar que, pela primeira vez, se candidatam do 7.º ao 12.º anos de escolaridade, bem como ao curso teológico». Devem fazê-lo, «mesmo que ainda não tenham conhecimento do resultado final do corrente ano lectivo». Os impressos para inscrição encontram-se na Cúria Diocesana e na Secretaria do Seminário - além do boletim, devem enviar duas fotografias.
No decreto publicado no último “Chama”, boletim do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional, o Bispo de Viana determina também que o requerimento para ingressar no Seminário em 2005/2006 deve ser feito igualmente pelos alunos que frequentaram o Pré-Seminário.
Tal como aqueles, «oportunamente serão convocados para estágio» — avisa D. José Pedreira. No decreto do prelado determina-se ainda que «os alunos que, no corrente ano, frequentam o seminário, e que pretendam ser readmitidos para o próximo ano lectivo, devem apresentar requerimento até à última semana do mês de Julho, inclusive».
E porque são fundamentais para a existência de vocações ao sacerdócio, o Bispo de Viana espera dos párocos «a melhor solicitude na orientação dos candidatos ao Seminário».
Na terceira página daquele boletim, publicado mensalmente, diz-se que «às vezes um pequeno empurrão até pode ajudar a despertar uma vocação adormecida».