No ano lectivo 2009/2010, o Seminário do Fundão, da Diocese da Guarda, volta a retomar a admissão dos alunos a partir do 2º Ciclo (5º e 6º anos).
Segundo Alfredo Neves, Vice-Reitor do Seminário Menor do Fundão, esta medida justifica-se porque "a vocação sacerdotal tem muitas vezes o seu primeiro momento de manifestação nos anos de pré adolescência ou nos primeiríssimos anos de juventude" e "a Igreja toma a seu cuidado estes germens de vocação, semeados no coração dos pequenos, proporcionando-lhes, através da instituição dos Seminários Menores, um solícito, ainda que inicial, discernimento e acompanhamento".
Esta decisão surge na sequência de um encontro realizado, no dia 18 de Abril, no Seminário do Fundão, entre o Bispo da Diocese, D. Manuel Felício e os membros da Equipa Educadora.
No âmbito dessa reunião, foi enviada uma carta circular a todos os padres da Diocese, em que é referido que “o Seminário Menor do Fundão tem cumprido a sua missão dentro dos parâmetros definidos pelo Senhor D. Manuel da Rocha Felício, bispo da Guarda”. E acrescenta que “a 'Experiência' que nos foi pedida por D. Manuel da Rocha Felício e assim realizada não obteve os resultados desejados.
"Além disso, optando pela solução mais viável dessa altura, fomos impelidos a levar os nossos alunos a frequentar o Externato de Nossa Senhora dos Remédios no Tortosendo, a nível escolar. Para este ano lectivo de 2008/2009 a Equipa Educadora aceitou o desafio proposto pelo Prelado em continuar a acompanhar e orientar escolar e vocacionalmente os alunos que transitaram para o ensino Secundário e aqui permaneceram”.
Na análise aos resultados obtidos com estas novas experiências, o Seminário Menor do Fundão, através da Equipa Educadora, acha por bem voltar a retomar a admissão dos alunos a partir do 2.º Ciclo (5.º e 6.º anos), manter as aulas no Externato de Nossa Senhora dos Remédios no Tortosendo e apoiar o crescimento do Pré-Seminário como alternativa necessária, integrada e complementar na consecução, acompanhamento e discernimento da vocação sacerdotal nos candidatos que o procuram.
Perante este novo cenário, vai decorrer um encontro, no Seminário do Fundão, desde as 9.00 horas do dia 26 de Junho, até às 17.00 horas do dia 27 de Junho, tendo em vista a admissão de alunos para o ano lectivo 2009/2010. A Equipa Educadora não admitirá no Seminário candidatos sem o apoio explícito do pároco.
Os Requerimentos para a Admissão desses candidatos devem dar entrada, na Secretaria do Seminário do Fundão, entre os dias 8 a 24 de Junho 2009.
“Esperamos que as dificuldades que iremos encontrar e que necessariamente brotam desta decisão, não façam esmorecer a generosidade das famílias interessadas, de modo a responderem de forma plena aos possíveis sinais de chamamento vocacional dos seus filhos e, simultaneamente, sejam para a diocese da Guarda um contínuo alerta na responsabilidade e apoio a prestar aos sérios candidatos que apareçam” refere Alfredo Neves, no documento enviado aos padres da Diocese.