Nacional

Sínodo: «Esperamos uma mudança senão ficaremos dececionados» disse diretor da pastoral familiar de Angra

Agência Ecclesia
...

Bispo dos Açores já recebeu síntese das respostas ao documento preparatório do Sínodo dos Bispos sobre a Família

Angra do Heroísmo, 27 fev 2015 (Ecclesia) – O diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral familiar e Laicado enviou ao bispo de Angra a síntese das respostas ao documento preparatório do Sínodo 2015 e destaca o querer “dar passos diferentes” nas respostas apresentadas.

“Esperamos que haja uma mudança senão ficaremos dececionados”, disse o cónego José Medeiros Constância.

Depois do trabalho de recolha e síntese, o diretor do Serviço Diocesano de Apoio à Pastoral familiar e Laicado revela que ficou com a ideia “ainda mais fundamentada” de que nos Açores estão “muito ao lado do Papa Francisco” nas posições públicas sobre os assuntos da família hoje e querem “dar passos diferentes, nomeadamente no sentido de uma pastoral familiar a partir das famílias”.

Para o responsável, a Diocese de Angra, no contexto nacional, tem a “consciência” que “é preciso mudar” algumas coisas da pastoral familiar, uma mudança de rumo “em muitos aspetos e que é essencial mexer, por exemplo na Humanae Vitae”.

O documento de 35 páginas, enviado ao bispo dos Açores no prazo estabelecido, é uma síntese das respostas dos serviços da pastoral territorial, movimentos ligados à família e Seminário Episcopal de Angra.

A 14ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos vai ser dedicada ao tema ‘A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo’ e realiza-se em outubro.

IA/CB



Diocese de Angra Sínodo dos Bispos