Nacional

Solenidade do Senhor dos Milagres em Machico

Jornal da Madeira
...

 

A paróquia madeirense de Machico vive entre hoje e amanhã a festa “em memória do dia em que o Senhor dos Milagres protegeu aquela zona aquando do grande aluvião de 1803 e ao facto de se ter recuperado milagrosamente a imagem intacta” da Capela, após ter andado perdida no mar.

A celebração tem na véspera um dos momentos mais relevantes com a realização da procissão que sairá às 20 horas da Capela do Senhor dos Milagres em direcção à igreja paroquial de Machico, onde será celebrada a Eucaristia, presidida por D. António Carrilho.

Um dos aspectos característicos desta procissão é o da imagem ser rodeada por um grupo de pescadores vestidos a rigor, levando archotes acessos.

Por ocasião da passagem da procissão as principais ruas do centro da cidade Machico ficam às escuras, pois como é tradição a iluminação pública é apagada para que possa existir um maior ambiente de recolhimento, tanto por parte dos que integravam o cortejo religioso como dos muitos milhares que, nas bermas das ruas, irão ver a procissão passar.

Amanhã, depois da Missa que se iniciará às 15h30, realiza-se uma outra procissão, em que a Imagem do Senhor dos Milagres regressa à sua Capela, sempre acompanhado de muitos devotos. Será a primeira vez que o novo pároco de Machico, Cón. Manuel Martins presidirá a estas cerimónias.

Assim Machico vai assinalar uma celebração com características únicas na Diocese do Funchal, pois ao contrário das muitas festas religiosas que se efectuam, em especial no Verão, esta não tem grandes manifestações exteriores de alegria, vulgo arraial, muito embora nestes últimos anos sejam já visíveis no centro da cidade de Machico, algumas barracas e outros atractivos das festas populares.



Diocese do Funchal