Solidariedade: Unidades de saúde mental e toxicodependência acolhem voluntariado da Juventude Hospitaleira
Campos de férias decorrem em agosto e setembro em sete pontos do continente, Madeira e Açores
Lisboa, 03 ago 2012 (Ecclesia) – A Juventude Hospitaleira volta a organizar em agosto e setembro sete campos de férias em unidades de saúde especializadas em psiquiatria, saúde mental e toxicodependência.
As atividades, que decorrem em instituições criadas pelos Irmãos de São João de Deus e pelas Irmãs Hospitaleiras, começam hoje em Barcelos.
Lisboa (Telheiras), Madeira (Funchal), Sintra (Idanha e Telhal), Açores (Angra do Heroísmo) e Braga completam a lista de campos de férias que têm entre oito e 10 dias de duração.
Os membros da Juventude Hospitaleira, que em 2013 assinala 25 anos de existência, são convidados a conhecerem o dia a dia dos religiosos das comunidades em que se integram, ajudando-os na prestação de cuidados aos utentes dos centros assistenciais.
O movimento foi fundado em 1988 pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e pelos Irmãos de S. João de Deus para estender a sua espiritualidade e âmbito de ação a jovens leigos.
Cada membro da Juventude Hospitaleira deve assumir entre duas e 10 ações, de uma lista de 30, que lhe são propostas para realizar todos os dias ou com periodicidade semanal, mensal, trimestral e anual.
Entre as propostas incluem-se visitas a pessoas necessitadas, participar numa ação de voluntariado, “ter um gesto amigo com um drogado, recluso ou colega marginalizado” e promover uma atividade para pobres e doentes.
RJM
Hospitaleiros Solidariedade Voluntariado