Testemunho é a melhor preparação para o Casamento
Encontro Internacional em Fátima é fonte de partilha
Com o tema «CPM – Um caminho para (re)evangelizar» reuniu em Fátima cerca de 140 pessoas, representantes das equipas de Portugal, Croácia, Canadá, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Madagáscar. O congresso reuniu-se para pensar numa nova dimensão do matrimónio.
Foi dada a conhecer a realidade dos CPM em Portugal, como é feita a abordagem com os noivos, a sua preparação para o matrimónio e a forma como o fazem. Também os casais do Canadá, Madagáscar, Croácia e Itália tiveram oportunidade de partilhar a forma como se prepara o casamento nos diferentes países, demonstrando identidades e culturas distintas.
Outro grande objectivo do congresso foi situar o problema do matrimónio, esclarecer o que a Igreja diz sobre como deve ser a preparação, desde as várias possibilidades até às formas como deve ser orientada.
João Cordovil, da área da comunicação da equipa nacional de CPM, explicava que «este tema é muito rico pois assume-se que os noivos ao se aproximarem da Igreja para receber o sacramento do matrimónio é também a altura privilegiada para a evangelização junto das futuras novas famílias.»
Outro dos assuntos abordados ainda ano dia de hoje é o carisma do CPM, « as equipas vivem dos testemunhos de casais que procuram viver a sua fé e mostrando que é possível um matrimónio feliz aos jovens que procuram o casamento,» acrescentava.
O CPM (Centros de Preparação para o Matrimónio) é um movimento da Igreja que tem como objectivo dedicar-se à preparação dos noivos para o casamento, procurando “promover sessões com pedagogia e metodologia própria, baseadas na revisão de vida e testemunho vivencial”, apoiados na “reflexão e no diálogo conjugais”.
CPM