Como muitos dos discursos que se fazem sobre a família “sustentam-se em impressões gerais, afirmações do senso comum, generalizações abusivas e confusões entre desejo e realidade”, a diocese de Évora irá dedicar o triénio de 2003/06 à Pastoral da Família. Três anos que pretendem “perceber a família como comunidade de vida de amor” – realça o plano pastoral desta diocese.
Para ajudar os cristãos de Évora nesta área foi constituída uma “Comissão diocesana que tem a seu cargo o estudo da problemática da família em vários âmbitos” que procurará, ao longo do primeiro ano, “produzir alguma reflexão nestas áreas e disponibilizá-la para o estudo e reflexão em grupos de casais”. Um caminhada de formação para que no final do ano seja realizado um “Fórum da Família” que “reunirá uma amostra das actividades desenvolvidas, possibilitará o encontro e o debate das principais questões e apontará linhas de acção para os próximos dois anos” – sublinha o plano pastoral.
“Família – que dizes de ti?”; “Família – torna-te aquilo que és” e “Família – comunidade de amor” é o ideário para o triénio pastoral