A Universidade Católica Editora anuncia a publicação do livro de João Duarte Lourenço intitulado “Guia Bíblico Cultural da Terra Santa”.
O lançamento desta obra em Lisboa esta marcado para esta Quarta-feira, dia 26 de Novembro pelas 18h00, no Campus da UCP (Palma de Cima), e conta com a colaboração de Joaquim Carreira das Neves.
No Porto o lançamento será no dia 5 de Dezembro pelas 18h00, na Livraria Franciscana (Rua da Cedofeita, 352).
Conhecer a Terra de Israel é um do desafio profundamente motivador, não só pelo enriquecimento histórico que nos proporciona, mas fundamentalmente pela experiência vivencial e espiritual que uma peregrinação nos faculta. Terra de ‘Memória, Conflito e Esperança’, a Terra Santa é, em si, um ‘carrefour’ de culturas, de identidades e de espiritualidades sem paralelo no mundo. Percorrer os seus recantos, trilhar as suas estradas, sentir a sua diversidade leva-nos a olhar o mundo de outra forma. Esta obra pretende oferecer-nos um pouco desse universo que está subjacente à realidade de hoje, já que para a compreender, temos de peregrinar ao passado e aí descobrir as suas raízes e as suas razões de ser.
“Peregrinar” na Terra de Israel é uma experiência que remonta às origens do homem bíblico e que se situa já na própria experiência de Abraão, o Pai dos crentes. O seu chamamento ‘deixa a tua casa e a casa de teu pai e vai para terra que Eu te indicar’ (Gn 12,1) constitui um apelo eterno a todo o crente para que, em peregrinação para a eternidade, se ponha a caminho em demanda da Terra da promessa. Por isso, a experiência de Abraão tornou-se assim como que o protótipo de todo o peregrinar em busca do absoluto de Deus. A ‘Peregrinação’ na Terra Santa não é mais do que uma actualização permanente, um convite contínuo ao homem de hoje para que se ponha também ele a caminho, na certeza que a meta que busca só a encontrará em plenitude na Jerusalém celeste (Ap 21).
No entanto, a ‘Peregrinação’ não foi apenas uma realidade vivida na História Bíblica; ela é também parte da experiência cristã que desde as origens fez da peregrinação à terra de Jesus um dos seus grandes momentos de experiência espiritual. Alguns desses momentos foram-nos testemunhados por notáveis peregrinos. Bastaria citar Santa Helena, mãe do imperador Constantino, o anónimo ‘Peregrino de Bordeaux’ que visitou a Terra Santa (em 333), deixando-nos um itinerário da sua estadia, a peregrina Egéria (entre 380 e 390), inúmeros santos e, mais recentemente, os Papas Paulo VI e João Paulo II. Todos eles fizerem dessa experiência um momento único das suas vidas e dela nos deixaram um testemunho ímpar para a vivência da nossa fé.
O Autor
João Duarte Lourenço, OFM, nascido em 1948, doutorou-se em Teologia (1985), no “Studium Biblicum Franciscanum” do “Pontificio Ateneu Antoniano”, em Jerusalém.
Docente na Faculdade de Teologia (1985), Professor Auxiliar (1986-1996) e Professor Agregado (desde 1996). Exerceu as funções de Secretário da Faculdade (1986-1988), Director do Instituto Universitário de Ciências Religiosas e do Centro de Estudos Sócio-Pastorais (CESP de 1988-1991). Foi Director da Faculdade de Teologia, Coordenador da Comissão para as Publicações do projecto “Fátima”e Presidente do Conselho de Publicações da mesma Faculdade (1991-1996). Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Inter-Universitário de Macau (1996-1999) e seu 1.º Reitor (1999-2003). Em Macau, fez parte do Conselho Superior da Universidade de Macau; da Comissão de Ética e Ciências da Vida do Território de Macau e da Comissão para a Ciência e Tecnologia de Macau (1999-2003). Foi Vice-Reitor da UCP (2004-2006). Tem participado em Júris de Mestrado e Doutoramento.
Para além de conferências, tem orientado e colaborado em diversas iniciativas de carácter pastoral.