UCP: Que experiências marcam alunos e professores na vida académica?
Lisboa, 29 abr 2011 (Ecclesia) - O 1º ciclo de seminários de aprofundamento em administração e organização escolar - iniciativa promovida pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto – vai ter como tema «Que experiências marcam alunos e professores na vida académica?»
A sessão – agendada para hoje – mostra de que modo as experiências vividas no ambiente escolar determinam, positiva ou negativamente, o percurso de estudantes e docentes.
A debater este tema vai estar Joaquim Azevedo, presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
O antigo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário e perito em educação “revela de que forma os professores que vivem a profissão de forma apaixonada podem fazer a diferença na vida dos estudantes” – anuncia um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A moderação do encontro está a cargo de António Fonseca, docente da FEP-UCP e especialista em áreas como Bem-Estar Psicológico, Saúde e Qualidade de Vida e Envelhecimento.
“Cada vez mais, e fruto da heterogeneidade das turmas, os docentes têm de ser capazes de prestar apoio diferenciado e personalizado a cada uma das crianças e jovens que acedem à escola. Têm de ter consciência da importância que podem assumir na vida deles, uma vez que o método de ensino é determinante na vida dos mais jovens” - afirma o presidente da Católica no Porto.
“Os alunos, por sua vez, e tendo em conta fatores que podem ir de uma infância mais ou menos conturbada até a comportamentos violentos para com os professores, podem marcar o percurso letivo dos educadores das formas mais divergentes” - acrescenta Joaquim Azevedo.
LFS
UCP