Diocese de Portalegre-Castelo Branco deixa proposta invulgar para a renúncia quaresmal de 2009
D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco, divulgou a escolha de São Tomé e Príncipe como destino da “renúncia quaresmal” 2009, que terá como lema “Um pintainho para São Tomé e Príncipe”.
De facto, o dinheiro destinado pelos católicos da Diocese a esta causa servirá para ajudar a criar um aviário na Roça “Bôbô Fôrro” (Um pintainho: um euro), exploração agrícola e pecuária pertencente à Caritas de S. Tomé.
“O produto da venda do que ali se vier a criar e produzir destina-se à superação das inúmeras carências que têm as crianças de S. Tomé e Príncipe. É esse o objectivo”, revela o prelado.
Também em São Tomé, a Diocese portuguesa irá conceder à Paróquia de Santana um subsídio de 750 euros, o suficiente para as obras de adaptação e equipamento de uma creche.
O presidente da Cáritas diocesana de Portalegre-Castelo Branco fez parte de uma Delegação Nacional que recentemente visitou São Tomé e Príncipe no âmbito da cooperação já existente.
“Continuar a ajudar aquele povo irmão a viver com o mínimo de dignidade é um desafio que a Cáritas Portuguesa tem assumido com amor e persistência”, escreve D. Antonino Dias.
O Bispo assinala que “procuraremos envolver nesta campanha, de uma forma muito especial, todas as crianças, adolescentes e jovens da nossa Diocese com as iniciativas que eles mesmos, os párocos, os catequistas, os movimentos e as famílias forem capazes de dinamizar para que também as novas gerações se habituem a pensar e partilhar com os mais pobres, não o que lhes sobra, mas o fruto das suas renúncias, jejuns e abstinências sofridas e voluntárias por amor aos outros”.
Além destes destinos, uma parte da renúncia quaresmal ficará com a Cáritas Diocesana, que actua “junto daqueles casos a quem a comunidade local não possa dar resposta e lhe apresente a situação devidamente fundamentada”.
Notícias relacionadas• Mensagem de Quaresma do Bispo de Portalegre-Castelo Branco