Nacional

Uma nova EMRC para o Ensino Básico

Octávio Carmo
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As profundas alterações que a organização curricular do Ensino Básico tem vindo a sofrer levou a uma nova definição de competências específicas, bem como de novos programas e manuais para a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica. O Secretariado Nacional da Educação Cristã juntou todos os responsáveis diocesanos de EMRC do Ensino Básico e Secundário, para o seu II encontro anual, onde foi apresentado o novo conjunto de objectivos para a leccionação da disciplina, após terem sido aprovados pela Comissão Episcopal da Educação Cristã. “As competências essenciais e metodologia da EMRC na Educação Básica” são publicadas como terceiro volume da colecção “Ser mais”, uma série de instrumentos de apoio aos educadores. “Com a revisão curricular era necessário proporcionar novos objectivos - o que agora se chama de competências – para o itinerário educativo das crianças e foram essas competências essenciais para a disciplina que foram apresentadas no dia 21 de Maio”, confirma à agência ECCLESIA o Pe. Querubim Silva, director do SNEC. As competências são “conhecimentos, capacidades e atitudes que podem ser entendidos como saber em acção ou em uso”. Integradas numa lógica de educação para os valores, estas competências procuram “promover o desenvolvimento integrado de capacidades e atitudes que viabilizam a utilização dos conhecimentos em situações diversas”. O conjunto de competências da EMRC pretende que o aluno seja capaz de relacionar-se consigo próprio, com os outros e com o mundo, reconhecendo a dignidade de cada indivíduo a abrindo-se aos valores da solidariedade, da ecologia e da história, entre outros. Neste processo o aluno deve “compreender a importância da dimensão religiosa e reconhecer a originalidade do cristianismo”.


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