Para abranger alguns bairros onde “não temos implantação”, o governo prometeu um subsídio, cerca de 20 mil Euros, para o Secretariado da Pastoral dos Ciganos da diocese de Lisboa comprar “uma carrinha que servirá de unidade móvel” – disse à Agência ECCLESIA Fernanda Reis, directora do secretariado.
Com sete centro a funcionar, o respectivo secretariado exerce a sua pastoral em três concelhos desta diocese: Lisboa, Amadora e Loures. Com a compra da carrinha – será apetrechada com um escritório – e dois técnicos “podemos alargar o nosso trabalho, “informar e esclarecer esta etnia” – sublinhou. O subsídio para a carrinha está prometido falta “quem nos subsidie os dois técnicos” - refere Fernanda Reis.
Atendimento a adultos; Actividade de Tempos Livres (ATL) - dos 6 aos 13 anos -; Jardins de Infância e projectos de duração temporária: escolarização, formação profissional, acesso à informática e inserção no mundo de trabalho são algumas das actividades deste Secretariado. Apesar de estar direccionado para trabalhar com as comunidades ciganas, o Secretariado Diocesano de Lisboa também presta assistência a outras comunidades. “Também ajudamos todas as pessoas em situação de exclusão social que nos procuram” - disse.
Para o próximo ano “queremos continuar a caminhar com as pessoas” e realizar “algumas acções que levem as pessoas a inserirem-se no próprio mundo e no próprio bairro” – finalizou Fernanda Reis.