Vencer impactos na imprensa regional Paulo Rocha 29 de Novembro de 2008, às 15:46 ... Vencer impactos é o desafio que se coloca aos tÃtulos da imprensa regional, nomeadamente os da inspiração cristã. Eles são representados pela Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, AIC, que debate o problema no seu 7º Congresso (Brangança, 27-29 de Novembro de 2009) onde foram apresentados projectos vencedores diante das alterações dos modelos de comunicação. Reinventar o futuro “Reinventar o futuroâ€. É a atitude do Mensageiro NotÃcias, de Trás-os-Montes. Fernando Calado, Director do Mensageiro NotÃcias expôs no 7º Congresso da AIC as metodologias e as etapas dessa reinvenção, vencendo os impactos causados pelas transformações editoriais e empresariais dos tÃtulos de comunicação. Padre da Diocese de Bragança-Miranda, o Director do Jornal Diocesano deparou-se com circunstâncias que lhe exigiriam mudanças: a diminuição do porte pago, a perda de assinantes no estrangeiro e a diminuição de publicidade. Diante dos problemas, o “Mensageiro†procurou descobrir novas oportunidades na história do tÃtulo. E encontrou-as no património possuÃdo (um semanário publicado desde 1 de Janeiro de 1940) e nas potencialidades que a internet oferecia. Constatou também a ausência de um tÃtulo com inserção em toda a região transmontana. Essa ausência levou o “Mensageiro de Bragança†a mudar de tÃtulo para “Mensageiro NotÃciasâ€. Para fazer do “Mensageiro†o tÃtulo para Trás-os-Montes. Passo decisivo para essa transformação foi a criação de uma redacção em Vila Real, em 2007.O Semanário está, assim, com crescente inserção em toda a região transmontana. A passagem a “Mensageiro NotÃcias†foi uma possibilidade de ver aumentado o âmbito de cobertura, alargada a estrutura comercial, encontrar novas fontes de receita, novos assinantes e um crescimento da venda em banca do tÃtulo. Por outro lado, as ferramentas digitais foram uma oportunidade para o jornal valorizar o património que possui. Iniciou o processo de digitalização de todas as edições (num processo de indexação à palavra que permitirá procuras em todos os textos publicados), que poderá disponibilizar em DVD ou também em linha, num portal da internet. Por outro lado, iniciou a publicação de um diário on line, em “diálogo†com a versão impressa: pelo lançamento de temas e reportagens a sair na edição seguinte na página da internet e dando espaço on line para comentários à s páginas do jornal; em www.mensageironoticias.pt, o jornal apostou também na interactividade, onde adquirem particular realce as notÃcias de desporto, que geram um número crescente de comentários. Parcerias, em Évora Parceria é a palavra que fundamenta a acção da Arquidiocese de Évora no âmbito da comunicação social. Pedro Conceição, do jornal “a defesa†e director do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, apresentou projectos empresariais e editoriais que se tornaram viáveis pelas parcerias estabelecidas entre o jornal regional, diocesano, e alguns tÃtulos locais (paroquiais, nomeadamente) Diante dos problemas provocados pelas limitações do porte pago, que inviabilizou economicamente alguns tÃtulos, a parceria entre o jornal diocesano, “a defesaâ€, e alguns jornais locais, foi a estratégia encontrada para permitir a continuidade da respectiva publicação. Mantendo a identidade editorial e gráfica, o jornal local iniciou a sua publicação em formato de suplemento de “a defesaâ€, que garantia a distribuição pelos respectivos assinantes. Acontece assim com o Jornal de S. Brás, NotÃcias de Alportel, que viram os seus conteúdos enriquecidos (textos e fotografias). Por outro lado, porque o jornal “a defesa†começou a chegar aos leitores desses tÃtulos, viu também aumentado o número da sua tiragem. A mesma estratégia está a ser seguida com outros tÃtulos, nomeadamente “Seminários†(editado pelos seminários da Arquidiocese), “Ecos da LASE†(dos antigos seminaristas de Évora, com tiragem superior a 2000 exemplares), e “Arauto do Evangelho†(Boletim da Causa de Canonização de D. Manuel da Conceição Santos, fundador de â€a defesaâ€) Com outro jornal, “Montemorenseâ€, de que Pedro Conceição é director, a solidificação do tÃtulo acontece pela capacidade que tem de proximidade que tem com as aldeias da frequesia de Montemor-o-Novo. O jornal inclui as “Novas das Freguesiasâ€, que dá espaço à s crónicas locais e, por essa via, vê crescer o número de leitores. As parcerias na Arquidiocese de Évora são também a nÃvel editorial. E para divulgar conteúdos de informação religiosa. Através da newsletter publicada pelo Secretariado das Comunicações Sociais, onde reúne os conteúdos produzidos pela redacção do jornal diocesano que digam respeito à vida da Igreja na Diocese, enviando-os por email para um conjunto de jornalistas e meios de comunicação social. Por outro lado, esses conteúdos são também divulgados pela rádio pertença da diocese desde há alguns meses, a “Rádio Alentejo Terra Mãeâ€, com 8 horas de programação regional e as restantes em parceria com a Rádio Sim (RR) Investimento tecnológico O Diário do Minho encontrou no investimento a estratégia para adquirir crescente quota de mercado na imprensa regional, por um lado, e na captação de clientes para a impressão dos jornais regionais e locais, por outro. Fernando Monteiro administrador da empresa Diário do Minho, percebeu ao chegar ao jornal, há 10 anos, a necessidade de investimentos para oferecer qualidade ao jornal diário que publicavam e para permitir o seu crescimento. E foi com as estratégias de gestão do capital que o Cón. Fernando imprimiu novo ritmo na produção e distribuição do jornal da Arquidiocese de Braga. A modernização tecnológica, sobretudo da gráfica do Diário do Minho, permitiu fazer um jornal com mais qualidade, que chegasse aos leitores com os matutinos nacionais. Para isso, contribuiu o “espÃrito de equipa entre administrador e director†do jornal, referiu o Cón. Fernando Monteiro no 7º Congresso da AIC. Por outro lado, a estratégia empresarial que imprimiu fez aumentar o número de tÃtulos que optam pelos serviços gráficos e de distribuição do Diário do Minho para fazer chegar aos seus leitores o jornal regional ou local. Hoje são cerca de 80 os tÃtulos impressos em Braga. A crescente facturação fez com que os investimentos efectuados ao longo de 10 anos, que ascende aos 7 milhões de Euros, tivessem o retorno esperado, sendo actualmente a empresa geradora de riqueza. Com uma estratégia que se revelou vencedora, o Cón. Fernando Monteiro desafiou os tÃtulos da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã à união de esforços. “Porque é que o nosso pouco, junto, não é muito!?â€, questionou. Para o administrador do Diário do Minho essa é a estratégia de outros grupos empresariais, nomeadamente no âmbito da comunicação social. Será também o caminho para oferecer maior relevo aos muitos tÃtulos da imprensa de inspiração cristã: colocando as tecnologias ao serviço da identidade de cada um, mas dando-lhe uma crescente expansão. Comunicações Sociais Share on Facebook Share on Twitter Share on Google+ ...